quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SEGUNDA AULA

SEGUNDA AULA
EXPLICAÇÃO SOBRE A GIRA/ AULA PRÁTICA
Abrimos a gira com o primeiro procedimento que é a defumação. Nesta casa a defumação é para limpeza do médium e do ambiente, preparando o ambiente para que a gira aconteça. Isso é algo que a Umbanda pegou do catolicismo. As pessoas que assistiam missa há uns 40 anos atrás, os padres defumavam com o intuito, para limpar e ambientar as pessoas pelo aroma, pela queima das ervas.
Na hora da defumação, os atabaques estão tocando, e por isso há algumas energias no ambiente. Essas energias primeiramente, vem da vibração sonora do atabaque e do canto do ogã. O ogã é a segunda pessoa de mando na gira. Você tem o líder espiritual, o sacerdote que toca a gira, e a segunda palavra de mando é do ogã. O ogã tem a responsabilidade dentro da gira de falar o que ele quiser, e que mantém a força sustentadora do ambiente. Duas estruturas na gira estamos apoiados, o ogã e o cambone. Ele é extremamente importante, auxiliando os médiuns, doando o ectoplasma dele, essencial para a gira. Por isso que eles se sentem cansados ou até passam mal no final da gira. No final, eles tem por obrigação tomar passe para equilibrá-los. Normalmente quando você pega casas antigas, você vê um médium incorporado e o cambone do lado, que não esta só servindo só o cigarro e a bebida, mas também doando ectoplasma. Todas as peças são importantes desde aquele que esta na porta. Sem uma dessas peças, a gira não acontece.
Nesse ambiente o ogã esta tocando, começando a gira e verbalizando cantos para a defumação. Esta soltando essa energia dentro do ambiente, uma vibração sonora. Se você pensar sobre o fenômeno físico, você tem os elétrons aqui dentro vibrando na freqüência daquele tambor e algumas cargas energéticas que porventura acompanham seu corpo astral e mental, começam a cristalizar. E então você vê o médium se curvar na frente do turíbulo, e esse curvar vem das religiões orientais por respeito e sinal de permissão. E a defumação em si tem uma serie de materiais ritualísticos que estão doando ectoplasma nesse momento. O próprio carvão, fogo, a erva, o água contida dentro da erva, o vapor, e isso começa a limpar o médium e a envolver seu campo mediúnico. O nosso corpo é formado por dois pólos, o negativo, o lado esquerdo do nosso corpo, e o pólo positivo que no o lado direito do nosso corpo. Você vê as pessoas se curvarem na frente dessa estrutura e tocar os pulsos, alguns uma vez outros três, isso não importa. O que conta é que você fechou um circuito dentro do seu corpo mediúnico. Você fez que o pólo energético esquerdo do seu corpo fechasse um circuito com o pólo direito. E nesse momento, essas cargas cristalizadas explodem e são encaminhadas para onde é de direito. E você então, vê o médium girar para que a erva contorne todo o seu corpo mediúnico, e novamente você se curva e fecha o circuito. Outras casas tocam a cabeça. Nenhum desses procedimentos é errado.
PREPARO PARA A GIRA
Nesta casa acreditamos que temos que ter uma vida regrada sempre. Você tem que fazer tudo de forma positiva, carne de forma moderada. Não acreditamos que se você não tomar um banho de manjericão antes da gira, ou se você comeu carne no almoço, que você não vai desenvolver um bom trabalho.
Acreditamos que o álcool etílico tem um alterador de consciência. Se você esta alterando sua consciência para proliferar a religião, prejudicial não é o ato em si. E isso vai acontecer se você beber e ir trabalhar.
Sobre alimentação, se você come muita carne, feijoada, e você vem para uma gira, você esta colocando muita energia física do seu corpo para a digestão, e no momento da incorporação, você utiliza seu corpo em 100% e você precisa da energia física, você vai sentir falta disso. Essa energia que está digerindo o seu alimento vai começar a se espalhar para o resto do seu corpo para que a estrutura espiritual se aparelhe, e você pode passar mal fisicamente. Porque o fenômeno é físico, como você comer muito e ir correr, jogar bola, nadar, você não vai se sentir bem.
Se você é uma boa pessoa de branco, seja uma excelente pessoa de calça jeans. A dieta tem a mesma função de uma defumação, por exemplo. Você esta usando uma estrutura física que possui ectoplasma, e que vai interagir dentro do seu corpo. Você fazer uma dieta para o seu trabalho, vai te ajudar a incorporar e a fazer um trabalho melhor. Porque você vai estar com o seu corpo espiritual mais tranqüilo.
Depois que saudamos a esquerda, nos viramos e fazemos uma oração. Que jeito que se ora? A forma correta de se rezar é de joelhos. Os cristãos tem isso muito forte, mas isso aparece muito como uma penitencia. Nas grandes religiões, você curva seu joelho. Geralmente essa oração, dá direcionamento para o trabalho que vai acontecer, fazendo apontamento do Orixá que vai sustentar o trabalho, que também vale o Pai Nosso.
Depois disso se levanta e se canta para as sete linhas de Umbanda, saudando os sete tronos da criação, todos os Orixás.
Após se cantar para as sete linhas, se canta para Oxalá. E geralmente quem está no comando da gira diz: “Saravá nosso pai Oxalá!” e todos respondem: “Oxalá é meu pai!”. O ato de você falar o nome do Orixá e responder, é a concordância para se ter o auxílio da força. E cada Orixá tem uma resposta para a sua manifestação. Geralmente quando se canta para Oxalá, também nos ajoelhamos, mas não é obrigatório. E se reza para ele por ser ele ser o primeiro.

INCORPORAÇÃO
Um médium incorpora lá na frente, todos se ajoelham, o que estava na frente incorpora e todo mundo incorpora. Depois, todo mundo desincorpora, e o que esta na frente fica incorporado. Porque a entidade que emparelhou na frente, ela dá sustentação energética espiritual para todos. Então ele é o primeiro a chegar e o ultimo a sair. Quando se canta para a entidade subir, esta já deslocou, o que você esta sentindo é a energia dele . Quando são os guias da direita, geralmente nos ajoelhamos e encostamos o chacra frontal no chão em sinal de respeito a essa estrutura. Mas na esquerda, não existe essa necessidade porque eles não se apegam a esse tipo de “formalismo”, ela é muito próxima da gente.

SOBRE POMBA GIRA
É uma estrutura feminina que se afinou no momento da sua reencarnação pelo seu lado negativo. Ela não é prostituta, mulher da vida, é uma divindade. Em alguns lugares podemos ver algumas pombas giras de comportando de forma vulgar, por quê? Toda a estrutura de esquerda ela é especuladora, e ela aparelha no médium e começa a especulá-lo. E esse médium é a peça defeituosa. Portanto, quando essa estrutura de esquerda aparelha no médium, é para especular e por para fora o que está em desequilíbrio. Imagina a primeira pomba gira que aparelhou a quase cem anos atrás...em uma estrutura extremamente machista – as mulheres só tomaram a frente nos trabalhos de Umbanda na década de 50 – e quando ela veio ela pode ter dito: “eu gosto de mesa farta, dormir na cama e bebo champagne...” logo veio a idéia de uma prostituta, mas não era. Ela se apresentou assim para que nós, pessoas que temos problemas e que vemos problemas no processo, entendêssemos a força. Imagina essa estrutura quando começou a aparelhar há 50 anos atrás, com uma sociedade machista, hipócrita e que tinham muitos problemas com o homossexualismo e quando naquela época o pai de santo machão que tinha 12 filhos e cortava cana, que escondia ser homossexual, foi aparelhado por essa estrutura tudo isso apareceu, e isso o desequilibrava porque tudo isso era colocado para fora.

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