domingo, 21 de novembro de 2010

OITAVA AULA

RESUMO OITAVA AULA
saudação dos erês: Oni bejada! Que significa Salve os irmãos do altar!
INCORPORAÇÃO
Vamos pensar em uma estrutura física, e depois o mental. E o nosso campo é uma estrutura totalmente elétrica, que faz todo o resto da estrutura funcionar, isso é um fenômeno físico. E nós como umbandistas, acreditamos que há uma essência divina acoplada nessa estrutura. Que somos uma estrutura milenar que com a encarnação ficamos com a memória decantada para que você seja quem você realmente é, a chance de renovar. É muito mais do que isso. Nós temos sete corpos mentais que ficam como “cebolas” envolvendo o nosso corpo. Algumas religiões antigas nomeiam alguns pontos de acesso para esses corpos mentais, que são os chacras. Qual a diferença de nós que estamos encarnados para o espírito que acopla na gente? O que nós temos que ele não tem? A matéria, o resto tem tudo, tendo também os chacras que acessam os nossos chacras. A aparelhagem nada mais é o seguinte: os nossos chacras vibram numa certa freqüência, e o espírito também. O fenômeno de aparelhar é o fenômeno físico dos chacras de ambos vibrarem na mesma freqüência. E quanto mais próximo dessa freqüência se dá essa freqüência.
CONSCIENCIA X INCONSCIENCIA
O ato de você pensar ou fazer uma ação na incorporação, é sutil, não é agressivo. O ato de incorporar é sutil. Por isso que se julga muito a consciência ou inconsciência, que eu acredito que aconteça da seguinte forma: inconsciência não existe, mas o que existe é que em alguns momentos você não tem relação ou lembrança do fato ocorrido. Mas a máquina física está funcionando, você não desmaiou, porque isso sim é inconsciência. O teu metabolismo pode ser até alterado, há troca de energia, você sente calor, sua ou sente frio, mas não existe o fato de você ter tido um desmaio. Você pode depois de três segundos esquecer a informação, mas você tem a visão periférica, que em alguns momentos se estreita, e depois se abre novamente.
Nós temos um norte apontado para a inconsciência como meta. A pessoa que esta no inicio desse processo da lida com os espíritos tem isso como meta. Acha que vai ter o apagão e isso não vai acontecer.
Vocês têm que ter a noção de que essa inconsciência não vai acontecer. E se acontecer algum dia, não vai ser como um desmaio. É literalmente uma falta de lembrança ou uma falta de coordenação.
O teu mental controla de forma ativa a sua fala, a sua respiração, etc. De forma passiva, ela controla o funcionamento dos seus rins, porque você não tem o controle sobre isso. Em algum momento, sob pressão, você tem lapsos de memória. Pode ser que em algum momento, na incorporação, você tenha esse mesmo mecanismo do seu mental te proteger. E que isso também não é inconsciência, mas falta de lembrança. O espírito de vocês não vai flutuar ou deitar em um jardim enquanto o pau ta comendo...
O ato de você emparelhar é como musculação, quanto mais você pratica, mais o teu corpo fica apto a desenvolver a atividade física.
Incorporar não é fetiche. Você está incorporando para que? Dar a consulta para um terceiro é o menor problema. Ser espiritualista não é saber lidar com o espírito, mas saber lidar com o seu próprio espírito. O ato de aparelhar, trocar informação, faz de você um ser humano melhor. Precisa ter sentido. Por isso que eu discuto muito a inconsciência. Você precisa melhorar.

OXOSSI
Significa oxo= caçador si= norte (caçador do norte ou caçador noturno).
O que é Oxossi? Ele esta ligado ao Trono do Conhecimento. E essa palavra é difícil você sincretizar como qualidade de Deus. Então como você consegue trazer como qualidade de Deus, o conhecimento? O que o conhecimento faz quando você o entende como qualidade? Isso é Oxossi. Quando se expande conhecimento no ambiente, o que ele é capaz de fazer conosco?
E experiência é o músculo que leva ao conhecimento. Você tem que passar por experiências boas e ruins em qualquer sentido da vida. Começamos como forma experimental. Você participar do experimento é fundamental para você conhecer Oxossi.
Quando você detém um assunto, seja ele qual for, o que acontece com você? Você se expandiu com ser humano. O que você vai fazer com isso, é o ato. O conhecimento no sentido de ser o expansor. Quando há a energia de Oxossi no ambiente, ele começa a expandir o seu mental, o seu campo mediúnico. Ele te deixa apto a ter o conhecimento.
Sincretismo: São Sebastião;
Ponto de força: mata;
Pedra: quartzo verde;
Vela verde;
Saudação: Oke Oxossi!, ou Oke Aro! (dê o seu grito, dê o seu brado!);
Oferenda
Uma moranga aberta
7 espigas de milho
Um pote de mel
7 velas verdes
1 garrafa de licor de menta
Um pacote de cravo da índia
O mel e o cravo dentro da moranga. Tira todas as sementes; com copo de plástico, depois de 20 minutos você tira. Você pode pegar ao invés do copo, maracujás cortados servindo como recipientes. Pode ser coco também.
Vai até a mata, oferenda a Oxossi, pede e fica por 20 minutos.
Pede o que para Oxossi? A energia vai ser expandida, a espiritualidade usa todo o ectoplasma de toda a oferenda, faz a parte dela no astral, começando a espelhar isso no seu campo espiritual e mental para que algumas falhas e necessidades para você alcançar a qualidade de Oxossi que você não esta conseguindo. Pede o que falta. Expanda o meu mental para conseguir o que me falta. Emprego, amor, dinheiro...ou para que ele expanda meu mental para que eu entenda que não é para eu ter aquilo. É importante que Oxossi expanda o seu mental e traga discernimento.
Caboclo
A primeira regência de caboclo é Oxossi. O caboclo é um espírito humanizado, o mestiço que é a mistura do branco com o índio. A partir daí você começa a montar o sincretismo do que o espírito é capaz de fazer. É um espírito que foi moldado de varias vertentes. Já existe o simbolismo a partir desse nome. Como falamos que a Umbanda homenageou castas da sociedade como os boiadeiros, marinheiros, caboclos, pretos velhos. O caboclo é um nome que o Zelio Fernandino de Moraes não inventou. Antes do caboclo das 7 encruzilhadas chegar ao centro Kardecista e se manifestar, existem relatos que na mesa de catimbó e na mesa da jurema, já existiam essas estruturas com esse nome de caboclo. Como tem um nome que tem a ver com a mistura de raças, ele também vem de varias culturas. O Zelio verteu essa estrutura para a figura do índio porque na sociedade os índios que não tinham contato com as outras linhas, e que eram a cultura mais cristã que habitou este planeta.
Quando o Zelio incorporou o caboclo das 7 encruzilhadas, ele tinha 17 anos. Tinha um vidente que teve contato com essa estrutura espiritual e ele viu um monge franciscano, não vendo um índio. Ele é denominado caboclo pelo mistério que ele se afinou. Alguém que na vida tinha o estereótipo expansor, e quando morreu teve a chance de se afinar ao mistério caboclo. Chega uma hora que ele começa a aprender com os caboclos, até em salas de aula, aprendendo a ser uma entidade umbandista, ensinar a manipular o ectoplasma.
A segunda regência de um caboclo pode ser qualquer um dos quatorze orixás. Quando o ser se afinou ao mistério caboclo, ele começa a se afinar a uma potencia, que pode ser um caboclo 7 cruzes, o caboclo flecheiro, etc. Esses nomes indicam o orixá na sua segunda regência. Por exemplo, o caboclo pena branca: pena significa escrita da idade média, e o branco que remete a Oxalá, sendo um ser especialista no campo da fé.
Existem esses nomes indígenas que são o caboclo, o cacique e o pajé. O pajé no sentido mais curandeiro, ligado a ancião, Obaluaye e Nanã. E o cacique está ligado ao maioral, que é o Oxalá.

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