domingo, 21 de novembro de 2010

DECIMA PRIMEIRA AULA

RESUMO DECIMA PRIMEIRA. AULA
CEMITÉRIO
O cemitério é o único ponto de força dos Orixás criado pelo homem. E usamos para o depósito carnal da estrutura que fica aqui. Existem os Orixás que vibram lá que seriam fortemente Obaluayê e Omulu, Yansã das Almas, Ogum Megê, e falanges de exu. Sobre demanda, carga, acreditamos que o maior medo que temos do cemitério, tem relação com uma crença judaico cristã, como aquela vó que não deixava você entrar em casa com o sapato que você veio do cemitério, etc. eu não acredito que posso ser um campo de força que faz mal. É como ir à cachoeira. Como é um ponto de força, tem toda uma estrutura de esquerda que faz a guarda, e tem espíritos que convivem naquele lugar alicerçando a guarda, a doutrina e etc.
EXU
É um espírito humanizado, um ser que se afinou com o mistério exu. O orixá exu a Umbanda tem a noção, mas não tem culto próprio.
Os exus se remetem à todos os pontos de força, e em um cemitério é aquilo fisicamente que vemos, mas no astral é diferente, é aquilo e muito mais.
A palavra exu, sua tradução mais próxima do nagô-orubá para o português é “esfera”. Porque atinge os 360º da criação, portanto você pode oferendar exu em qualquer ponto de força. Tem a principal característica é de ser absorvedor. Além disso, ele é especulador.
A umbanda tem estruturas ritualísticas, e remetemos esses rituais para estruturas físicas, que damos o nome de oferenda. O exu se utiliza de fumo, de álcool, etc. Mas precisa ficar claro que exu não bebe, não fuma, que tem dependência química. Ele utiliza esses instrumentos como ferramentas para ter acesso ao médium e ao consulente.
Quando o exu aparelha, ele começa a especular o médium, como primeira coisa. Ele coloca tudo para fora. Você vê o médium tomando uma garrafa de pinga, fumando muito. Mas pode ter duas explicações: uma que o médium aprendeu que o certo é daquele jeito e tem como espelho e faz como osmose. E a segunda explicação, é como se o exu estivesse dizendo: esse aparelho que eu estou tem problema com bebida, precisa beber para falar, tem dependência química. Ou falar muito palavrão, porque o exu não é assim, não é mal educado. Por isso também, o que se fala muito hoje de pomba gira, porque esta também é especuladora. Por isso que em algumas casas tem medo de usar essa estrutura. Porque, em algum momento, deu algum problema com a pomba gira que remete a apetidao sexual do ser. O médium tem medo de incorporar a pomba gira porque ele tem medo que isso arranhe sua masculinidade. Mas não esquecendo que nenhuma estrutura divina é responsável por direcionar sua aptidão sexual. Cada um tem a sua aptidão, como qualquer afinidade que você tenha para fazer qualquer coisa.
Quando o exu especula o médium, ele também especula o consulente, o que estiver escondido. E o que esta levando ele ao que está escondido.
E isso também acontece quando o exu incorpora no médium, e a primeira coisa que ele pede é uma capa, uma cartola, etc. Até onde é o que ele aprendeu com o dirigente, e o que foi especulado do médium, que tem a ver com um fetiche nosso achar que aquele que estiver mais paramentado, é o cara que tem mais poder de realização. Não que o exu não use o tridente ou uma capa como ferramenta, o que eu quero deixar claro é tentar entender porque ele quer essa capa. E isso não é ser mal educado, é esclarecimento. Então, se houver a necessidade, não tem problema nenhum, tem que ter um fundamento.
O que é exu guardião?
Você tem uma estrutura que alicerça, e na sua coroa, você tem todos os seus exus, as suas pombas giras, seus exus mirins. Você tem uma estrutura que alinha e alicerça esses espíritos humanizados, que é o exu guardião, para toda a estrutura da esquerda. É um espírito humanizado, assentado do lado esquerdo do orixá, te acompanha e mais milhares de encarnados.
Exu de trabalho
Exu de trabalho é o que dá passe. É o cara que aparece nas festas, que trabalha com você, chamado “arroz de festa”.
Eu tenho alguns exus que me acompanham, mas tem um que vem mais. Um exemplo que estou atendendo com ele (Tranca ruas)e o consulente está com um problema físico. Existe uma casta de exus que trabalham com a cura da parte física que são os curadores, que eu também tenho. Eu não vou desincorporar para vir o curador, mas o Tranca Ruas, vai pedir para o curador acompanhar o atendimento. Porque o ectoplasma humano já está sendo utilizado.
O seu exu de trabalho é ligado ao seu orixá junto. Se você tem um tiriri e um marabô, você só pode ter um porque você só tem um orixá juntó.
O teu exu de trabalho é aquele que mais te ama e mais te odeia. E isso acontece porque ele é ligado espiritualmente com você e se tudo que você fizer nesta der errado, toda a sua estrutura da direita e da esquerda, se afasta, ficando só o seu exu de trabalho, indo para o buraco junto com você.
Exu Natural
O exu natural é aquele que não é humanizado, não aparelha na Umbanda, porque tem outra função. É ligado ao teu orixá de frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário