segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DECIMA SEXTA AULA

AULA 16
EXU MIRIM
Em alguns lugares você ouve que este ser morreu numa situação não tão confortável, que morava na rua, que cheirava cola e que virou exu mirim. E em outras casas se fala que é um ser natural que nunca passou pelo processo encarnatório e se apresenta como uma criança.
Aqui acreditamos que é um ser natural, como o erê. Ele pode ser um encantado e por isso, ser um natural.
O ser natural é aquele que naturalmente foi gerado para uma freqüência, e o ser encantado, ele é ligado a um ponto de força da natureza. Por exemplo, a sereia esta ligado ao mar, então ela é uma encantada do mar. O exu natural é exu que esta assentado no lado esquerdo de Deus, esta ligado ao lugar não a um ponto de força. Mas os dois são naturais porque não passam pelo processe de reencarnação.
O que é um encantado? Será que os duendes e gnomos não são exu mirins? Não sei dizer. Mas a lenda diz que existe uma ponte sincretizada por um arco-iris que liga o Elisios à Terra, e o ser que faz esse caminho é um duende, podendo ser o exu mirim.
O exu mirim como a pomba gira e o exu, é um ser especulador. No momento da aparelhagem ele vai exacerbar as qualidades e os defeitos do médium. Mas por que ele não é uma criança? Porque o espírito não tem idade. No caso do exu mirim, há um sincretismo infantil, se apresentando assim para que tenhamos um entendimento do mistério, por isso ele molda assim o seu perispírito. Como no caso do preto velho, que ele não é necessariamente velho. Se um espírito encarnou na nossa realidade em um processo de pobreza, de morar na rua, é uma experiência que ele como espírito tem que passar por algum motivo. E esses processos são geralmente para esgotar. Um exemplo de um ser que desencarnou e não se afinou com nenhum mistério, vagando no ambiente. E hora ele é usado como quiumba por um exu ou por uma pomba gira, mas sempre perdido. Há todo momento, existe um ser que denominamos de exu e pomba gira que vai tentar resgatá-lo. Mas eu como espírito não quero. A lei maior conclui que não adianta mais “bater” nesse espírito porque ele não vai entender dessa forma, mas ele precisa sair desse ciclo vicioso. Precisa esgotar esse sentimento e trazer ele para a realidade. Então, é decidido que ele reencarne novamente e voltará no mesmo processo que ele se encontrava no plano espiritual. Porque na pratica, nada muda por causa da vibração. E se você vem em um processo de muita pobreza, você acaba passando por um processo de renovação, que você ta aprendendo tudo, a comer, a falar, lidar com a sociedade de outra forma porque o seu intimo foi apagado. E então, pelo seu livre arbítrio, você pode se tornar um adulto e sair desse ciclo vicioso ou não. E em alguns procedimentos você desencarna criança porque a fase de esgotamento do ciclo acabou, porque não houve necessidade de você continuar naquele processo. Esta é uma visão kardecista. E por que o exu mirim não pode ser um desses?
Porque a estrutura do outro lado, não tem idade. E é uma estrutura que vai continuar esgotando. Quando você passa para o outro lado e se afina com a esquerda é porque você tem sentimentos e vibrações mentais que ainda existe a necessidade de esgotamento. Então, dificilmente você vai se afinar com uma força de exu mirim, mas sim de exu ou de pomba gira.
Quando você vem pra cá, você vem pré-formatado. Teu espírito esta no corpo físico de mulher, você tem a possibilidade de ser mãe, mas com o seu livre arbítrio, pode ser ou não. Alem das suas afinidades energéticas, como a família, por exemplo.
Quando você passa pelo processo reencarnatório, sua memória é decantada, você aparelha no corpo físico no qual você esta sendo gerado. Você começa a absorver informação a partir do terceiro mês de gestação, podendo ser agradável ou traumática.
Existem relatos, principalmente orientais, de que você tem lembranças das suas vidas passadas até o terceiro ano de vida. E você tem um ser que faz esse contraponto, porque precisa começar a esgotar esse ser, e então o exu mirim começa a interagir.
Para a medicina, o seu caráter, o ser humano que você é, se forma até os sete anos de idade. A partir daí, você vai lapidando o seu caráter. E o exu mirim vai trabalhar nesta fase com você. Você concorda que a pessoa mais capaz de gerenciar a sua fase adulta, é o exu mirim? É especifico deste período. Se ele é esgotador e especulador, o que ele vai especular para tentar esgotar? A partir do seu terceiro mês de gestação até o sétimo ano. Ele vai colocar seus medos para fora até o ponto em que o seu caráter foi formado, até os sete anos.
Se passar dos sete anos, virando um medo crônico, pode-se oferendar primeiramente Ogum, para que ele faça uma ordenação, ponha ordem, direção, e depois para exu mirim para esgotar o medo.
Quando você esta na sua noite porque você se sente perdido, não sabe para que lado vai , o exu mirim é aquele que te ajuda, porque ele é o dono da noite.
A estrutura de criança serve para que no astral? Serve para trazer o equilíbrio energético entre a pomba gira e o exu conosco. Você tem um ser no meio que faz a ponte energética que faz a ligação com esse mundo. E por ser um ser infantil, por si só é um ser renovador. Do lado de cá, quando ele aparelha, por ele se demonstrar um ser infantil e que está na mão esquerda de Deus, ele começa a exacerbar os valores do médium no especificamente no sentimento de renovação.
EXU – EXU MIRIM – POMBA GIRA- POMBA GIRA MIRIM
São seres que se complementam, não se completam. Cada um no seu campo de freqüência, no seu campo de ação.
Como oferendar esses seres para um mesmo problema?
Um problema: trabalho
Característica básica deste quarteto: esgotar, mas cada um na sua freqüência.
Para o exu: esgotar traumas, negatividades com relação ao seu mental, esgotar valores, as barreiras que você colocou, esgotar a falta de autoestima, e este acredito ser o principal. Você está desempregado porque você tem o valor de estar desempregado. Porque muitas vezes “estar desempregado” é status. Aquilo que você recebe das pessoas quando está tudo ruim. Esgotar a preguiça ninguém pede...
Pomba gira: ela usa o tripé Desejo-sexo-geração, então pedir para ela esgotar o que falta para que você tenha desejo de conseguir o emprego. Esgote o dogma que você tem que ser fracassado, porque esse valor seu pode ser milenar, tratando o seu espírito.
Exu é trator e a pomba gira o diesel, sendo que um não funciona sem o outro.
No tripé de pomba gira usamos DESEJO-SEXO-GERAÇÃO, no exu POTENCIA-VITALIDADE, no exu mirim RENOVAÇÃO. A priori, precisamos ser renovados na nossa infância. Então ele vai esgotar traumas do seu processo infantil desta encarnação. Mas você tem também o contraponto que é uma pomba gira mirim, que se assemelha com a pomba gira, mas com o caráter de renovação. Se o exu mirim age no seu mental desta encarnação, a pomba gira mirim vai agir no seu espírito sobre varias encarnações. A pomba gira mirim e o exu mirim vão aonde a pomba gira e o exu não alcançam, indo nos seus maiores traumas. Por isso que em algumas casas mexer com exu mirim é algo tenebroso.
O exu mirim é o dono da noite, da nossa noite. Tudo que esta na minha escuridão, dentro de mim, que fazemos analogia do medo, tudo o que eu tenho medo, da fobia de aranha até a troca de emprego, e isso vai começar a ficar perto de você. E por quê? Porque ele é extremamente generoso fazendo com que você lide com isso. A gente tem um entendimento tão limitado que não entendemos na conversa, mas na pancada. Portanto é o único jeito que ele consegue agir de forma latente, te polarizando energeticamente, sendo considerados psicólogos do astral. Porque o medo precisa ser esgotado, tem uma faceta de medo que é para proteção, mas quando o medo te deixa inseguro, que não se banca e não sai do estado infantil, que apesar de você ter um corpo adulto você é uma criança, esse sentimento precisa ser esgotado.
Os medos também são adquiridos. Como exemplo, um acidente de carro que passei há muitos anos atrás e isso poderia ter trazido um trauma que não veio da infância, mas que eu adquiri neste momento. Então ele vai esgotar isso para que eu volte a dirigir, por exemplo.
O exu mirim trata o seu mental desta encarnação, e a aquilo que não deixa você ser adulto e que vem te acompanhando de outras encarnações é a estrutura de pomba gira mirim que vai tratar, pelo seu poder.
Outra característica do exu mirim é o seu dom da palavra, é um bom comunicador. Para aquela pessoa que tem medo de falar em publico, pode acender vela pra exu mirim, porque isso é medo.
Ele é bom também para embaralhar e desembaralhar situações. Trazer à tona o que está escondido.
Tratar o exu mirim como advogado. O advogado pega um problema, traz para o mundo da Lei, identifica, rotula e defende. O exu mirim pode ser acionado dessa forma no intuito de abrir os caminhos. Se tem alguma energia ou alguém que porventura te impede de caminhar, o exu mirim pode ser o seu advogado. Ele vai negociar com esse ser, mas é um ser espiritual como um exu de outra pessoa que por algum motivo, não gosta de você. Não tem briga, mas uma negociação. No astral, ele te defende, diferente do exu que te guarda.
Que essa estrutura me torne adulto, porque somos infantis para um monte de coisa. O que é se tornar um adulto? Parar de ter medo e ter responsabilidade. Ele apenas se demonstra infantil. E é passivo, precisa ser ativado.
Pomba gira mirim: “eu posso ser feliz trabalhando”. A gente aprendeu há milênios, que trabalho é uma coisa sofrida, que não é prazeroso e que você precisa dele só para comer e se vestir. Mostra para mim um trabalho que me dê prazer, e ter muito dinheiro com isso.
PROBLEMA DE AMOR ENTRE DUAS PESSOAS
Como oferendar esse quadrilátero?
EXU: você pode pedir paciência porque o exu é o dono da paciência. E isto é muito diferente de ser submisso. Pedir para especular e mostrar os pontos que você tem que melhorar com relação ao seu relacionamento, me mostre aonde eu falho. Esgota o meu ultimo relacionamento, tira isso do meu mental.
Pomba gira: sexo bom, e que isso gere condições para que eu tenha um relacionamento feliz, prospero. Pode pedir isso no ato sexual, porque essa força gera dinheiro. Pedir proteção e que ela ampare o ciclo natural. Tudo tem começo meio e fim. Que ela alicerce esse caminhar de forma confortável, esgotando qualquer energia negativa que venha atrapalhar; Cortar vínculos antigos;
Exu mirim: tirar da minha cabeça quando o meu pai chegava em casa bêbado e batia na minha mãe, porque senão eu vou fazer isso com a minha esposa porque aprendi desse jeito. Tirar aquilo que você aprendeu com os seus pais que a vida é difícil, e que relacionamento é difícil, para que o relacionamento seja bom sempre.
Pomba gira mirim: tirar da cabeça que o casamento é um resgate de vidas passadas. Pode até ser, mas agora não é; por que não consigo uma alma para caminhar comigo? Aonde está, dentro do meu espírito, que eu saboto a felicidade?
Pode-se também trabalhar com orixá exu, por exemplo, se você quer entrar na freqüência de oxum, mas não consegue. O orixá exu te esgota para você conseguir entrar na freqüência.
OFERENDA
Exu mirim/ pomba gira mirim
1 padê (farinha de milho amarela e azeite de dendê) dentro do alguidar
7 velas vermelhas bicolores preta e vermelha
7 pimentas dedo de moça
7 moedas correntes
1 copo de pinga com mel ou guaraná ou groselha
1 cigarro de palha (exu mirim)
1 cigarrilha (pomba gira mirim)
1 brinquedo de menino (exu mirim) – simboliza teu elo infantil
1 brinquedo de menina (pomba gira mirim)
Essa oferenda pode ser feita para as duas entidades ou fazer uma para cada um.
O alguidar tanto para ser feito quanto na oferenda ele forma um vórtex, uma estrutura energética crescente.
Depois você utiliza as moedas.
Você pode reutilizar o alguidar e o copo.
Pode colocar outras coisas para incrementar, isso é o básico.
A Umbanda utiliza a magia com um braço. Magia não é religião, é ciência. Se você misturar pós errados, explode, pode te fazer mal. Se você sabe o que você está fazendo, não tem problema algum. Usa a magia, a capacidade de moldar elementos com uma vertente religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário