domingo, 21 de novembro de 2010

DECIMA AULA

RESUMO DECIMA AULA
OBÁ
Oferenda de Obá
Aonde? Na mata.
No mato, primeiro oferendamos o exu guardião daquele ponto de força, pedindo permissão para entrar nos domínios de Obá e executar essa oferenda.
Exemplo de exu de Obá: sete raízes, exu treme terra, exu da terra, etc.
Material para exu: um pedaço de carne bovina; 7 velas pretas, 7 velas vermelhas;
Para a carne, você vai cavar um pouco a terra e colocando-a dentro, enterrando-a. depois de cobrir a carne, coloca as velas intercalando as cores em cima.
Não esquecendo de tirar tudo depois.
A carne simboliza o ser humano, e além disso, o exu domina o axé vermelho, que é simbolizado pelo sangue dessa carne. Assentamento de exu tem carne. Tem uma Umbanda mais antiga que é fundamentada no corte dos animais. E a Umbanda mais recente, aboliu o corte. Só que em alguns momentos há a necessidade desse axé vermelho. Ou você usa a carne do mercado, usando aquele sangue, ou se usa azeite de dendê, que é um elemento vegetal mas que possui axé vermelho.
E enterrar porque é o domínio dele desse exu de Obá.
Mesmo que você vá oferendar um caboclo, você sempre oferenda um exu antes.
Obá: fazer em uma clareira na mata.
Material: um coco verde aberto em cima, uma garrafa de vinho licoroso tinto, um copo com água e hortelã macerado, um pote de mel, um maço de flores do campo, 7 velas brancas, 7 velas verdes (escuro), 7 velas magentas, 2 taças de vidro ou cabaças, um pano magenta 50 x 1,00m (morim);
Montagem: pano embaixo de tudo, no meio dele, vai estar furado, encaixando o coco de uma forma que fique metade pra dentro e metade pra fora da terra. Depois, uma cabaça de cada lado; as velas intercaladas em volta; as flores precisam ficar em cima do pano do jeito que ficar mais harmonioso; numa das cabaças, a água com hortelã, e na outra o vinho;
Se ajoelha, pede concentração, pede para que o mistério te dar alicerce, de concentração , de amparo. É interessante pedir também, o perfil aguerrido de Obá, para que você se concentre mas não perca o seu vigor de luta.
Tem alguns orixás, que no culto de nação e que na Umbanda e dentro do panteão eles não tem os nomes utilizados no culto de nação. Ewa, Ossanha, ossain, etc. Nós não cantamos para eles mas entendemos que essas energias existem. As manifestações deles geralmente se dão quando se aparelha Oxossi, a Umbanda entende como qualidade de Oxossi. Nós não temos os orixás cruzados? Um Oxalá com qualidade de Oxossi, um Oxossi com qualidade de Oxum e assim por diante. Entendemos que Ossain, Ewa e Ossanha se encaixam nessa estrutura.
Tudo se encaixa no Panteão dos quatorze, e então você começa a procurar qualidades que se encaixam nessa estrutura. A Umbanda é uma religião nova e esses quatorze orixás estão alicerçando neste momento. Não sabemos com quantos estaremos daqui a cem anos.
Amassi de Obá
Água de rio; pétala de rosa branca, folhas de alecrim, maceradas e curtidas por 24 horas na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário