domingo, 21 de novembro de 2010

DECIMA TERCEIRA AULA

RESUMO 13ª. AULA
EXU
Banho de erva (principalmente para limpeza)
Casca de alho, casca de cebola, dandá ou pinhão roxo
É interessante tomar esse banho à noite, porque pode dar uma euforia e depois uma moleza.
Quantidade: um punhado da sua mão;
Algumas características do médium e a especulação do exu:
Um médium soberbo vai ter um exu prepotente, vai colocar isso para fora.
Um médium tímido vai ter um exu circunspecto;
Um médium briguento vai ter um exu encrenqueiro;
Um médium conquistador vai ter um exu conquistador;
Um médium invejoso vai ter um exu egoísta;
Um médium infiel vai ter um exu falso;
Um médium mandão vai ter um exu soberbo;
Não é que o exu é galanteador, soberbo, infiel, mas mostrando que o médium é, e pondo para fora o que ele precisa cuidar.
Isso é para vocês identificarem não o exu do vizinho, mas o problema que vocês tem. E isso aparece como sentimento. Já incorporaram um exu e começaram a sentir ira? É você que esta assim.
Para coisas positivas, também vale:
Médium generoso vai ter um exu interessado;
Médium bondoso, um exu discreto;
Médium caridoso, um exu desinteressado;
Médium fiel, um exu leal;
Médium trabalhador, um exu compenetrado;
Médium correto; um exu vigilante;
Mas para que o exu vai exacerbar uma característica boa?
Ele está ensinando para você o que é humildade. As pessoas tem uma idéia de que humildade é você ser o coitadinho, que quanto mais ele abaixa a cabeça, melhor é, isso não é humildade. O exu exacerbar uma qualidade sua, ele quer que você entenda que quando você é bom em uma coisa, explore aquilo, e isso é sinal de humildade, entender o que você veio fazer aqui. O exu vai te ensinar a ser humilde.
Pedra de exu: laterita vermelha; turmalina preta, ônix,
Cor da vela: preta (absorvedor energético);
A estrutura de esquerda é passiva, por isso tem a necessidade de ser ativada. E por ser a nossa religião a Umbanda ritualística, não fazemos isso através de oferendas. O exu é passivo porque ele é o agente do carma, ser o acelerador dos processos carmáticos.
Uma forma de ativação: um triângulo
Exu
eu
Exu mirim pomba gira
Em cada um uma vela, uma bebida, e um tabaco. Coloca uma pemba e une como um triângulo mesmo. Isso ativa a proteção da sua esquerda. A vela branca no meio significa “eu”, portanto é proteção para mim e para todos que dependem de mim, etc.
Se for uma oferenda, você se preocupa se vai ser dentro ou fora de casa. E isso você pode também fazer com o cigarro ou charuto, colocando a ponta virada para dentro ou para fora de oferenda. Uma entrega possui um campo energético que você o delimita com vela, pinga, com o alguidar, etc. Colocar o charuto com a brasa para dentro ou para fora, você esta interagindo dentro do campo com a queima das ervas para fora ou para dentro. Eles passam que tudo tem ectoplasma que eles não conseguem criar, então utilizam esse ectoplasma para reverter para a gente.
Oferenda básica
1 alguidar pequeno (forma um vórtex natural)
Farinha de milho, pode ser de rosca;
7 moedas correntes;
1 charuto (que você consumiria, e que caiba no seu bolso);
1 garrafa de pinga ou outra bebida
7 pimentas dedo de moça
7 velas pretas
Azeite de dendê
Complementos: morim preto 1,00 x 0,50
7 cravos vermelhos
1 tipo de carne (no açougue e pede um bife de dois dedos, colocando no fundo do alguidar, depois coloca a farinha em cima; axé do sangue e simbolismo da sua carne. Se for uma doença, pode ser um pedaço do mesmo local que está doente, exemplo: se há um problema cardíaco, coloca um coração). Se não quiser, não colocar.
1 fita preta (dar junção, pode ser amarrado na garrafa ou no alguidar, faz um pedido mental)
Molho de pimenta (axé ígneo na força vegetal); quando você tem o vegetal, você já tem Oxossi e Obá, ligado ao plano do conhecimento e na expansão. Especificamente sobre as flores, elas remetem ao seu chacra cardíaco, (de dar a flor a quem gosta)
Mel (axé animal/ coco de abelha) abelha é do orixá Omulu no sentido de polinizar, pó; a polinização não é a vida em si, é o start para que se faça a vida ainda, se vai germinar ou não...é o terreno que vai dizer. Obaluaye já seria o fruto.
Ou você pergunta para ele o que é melhor. Oferendar em qualquer ponto de força porque ele vibra nos 360º da criação. Encruzilhada não é ponto de força de exu, mas é de Ogum. Se você não sabe que exu é, você entrega onde ficar mais fácil. Se for exu veludo, entrega na cachoeira.
Toda a vez que for fazer uma oferenda externa, acende uma vela para o guardião do ponto de força pedindo licença, e é interessante também fazer com a coroa coberta.
Preparo:
Punhado da farinha joga em um pote vazio, coloca o azeite de dendê até ficar uma farofa molhada, em ponto de bolinho. Esse padê você coloca até o nível da borda, deixando-o reto. Depois, dentro do pade, você vai intercalar as moedas com as pimentas dedo de moça. Coloque em volta 7 velas pretas. Garrafa de pinga, tira o rótulo e abre a garrafa, e depois delimita o espaço com pinga, e a garrafa fica dentro. O charuto você acende, bafora na oferenda. Para quem não fuma, acende um isqueiro ou com uma vela, põe na vela e assopra. E depois o coloca no alguidar. Não esquecendo que tem que ficar bonito para você porque essa oferenda é para você.
Tudo o que você for usar para um trabalho, que você comprou, deve ser lavado para que possa ser usado para o divino. Tirando do profano e colocando para o sagrado, até as velas, mesmo passando um pano úmido.
Sobre o sangue o simbolismo dele é que na tradição nagô-ioruba, o sangue é uma seiva sagrada que circula no seu corpo, é a vida. Os judeus também faziam um ritual com sangue, com axé animal.
Nós temos apoio na Constituição que a gente pode ter a nossa fé coloca em pratica, só que, você acender uma vela na rua e deixá-la acesa, é crime ambiental. Você pode ser preso. Então, não deixe lixo, resíduo.

POMBA GIRA
É um mistério que está pouco aberto. É muito comum você escutar de um exu que a dona da estrutura é a pomba gira, o exu não é dono de nada. Exu guarda o que pomba gira é dona.
É um dos pilares sustentadores da Umbanda. Hoje o que temos sobre pomba gira é muito raro, tem pouco material sobre ela.
A pomba gira é um espírito humanizado.
Espírito tem sexo? Não. Por que então, depois da passagem, você passa por alguns processos que você apega ou se recoloca a uma força, se afiniza a uma força e a pomba gira se apresenta como uma figura feminina e o exu como uma figura masculina. Mas espírito não tem sexo. E também não quer dizer que se virou exu é porque foi um homem na ultima encarnação, e se virou pomba gira é porque foi mulher na ultima encarnação. Não é essa a linha de raciocínio.
E ainda se tem essa analogia sobre essa estrutura ser vulgar.
Linhas horizontais: espíritos de meio
Linha vertical acima do ponto zero: orixás
Linha vertical abaixo do ponto zero: Tronos reversos
A pomba gira é uma estrutura que está assentada ao lado esquerdo do Orixá. Toda estrutura de esquerda, seja ela exu mirim, exu, pomba gira ela tem duas estruturas primárias: são absorvedoras e especuladoras;
Mas qual é a responsabilidade de exu e de pomba gira?
Exemplo: um homem com 7 corpos astrais; com a sua estrutura energética de guarda, independente dela ser médium.
Essa pessoa encarnada é provida de espírito (como o exu e a pomba gira). Alem disso há o mental, que grava as informações desta encarnação. O espírito tem gravado as informações de todas as encarnações. Mas esta informação está decantada e o nosso mental não tem a chave para essas informações.
Alem do corpo físico, nós temos o corpo espiritual que é como se fosse uma cebola. Composto basicamente de 7 corpos. Estes corpos existem enquanto o ser está encarnado. Quando ele desencarna, esses corpos são substituídos por um invólucro chamado de perispírito.
Exu guarda o que? E a pomba gira?
Eu vou passar uma teoria que foi passada e achei bem interessante e gostaria que vocês pesquisassem sobre o assunto.
O exu é uma estrutura de guarda esgotadora e especulativa que está caminhando com você nesta sua encarnação. Ele guarda e esgota o 7 corpos e o seu mental porque o seu mental é responsável pela freqüência energética dos seus 7 corpos espirituais. Quando a freqüência do seu mental muda, a sua energia muda, a energia dos seus chacras muda. O que você atrai para perto de você muda, o que você joga para fora de você muda. O teu mental é o controlador dessas estruturas. O teu mental tenta controlar o teu espírito, mas ele não consegue. Então, o exu vai especular as características do que tem nos 7 corpos e vai explorar e esgotar e colocar para fora o que está de errado no seu mental.
A pomba gira faz literalmente a mesma coisa só que com o seu espírito. Por isso há a alusão de exu guarda o que a pomba gira é dona. A estrutura matriz principal da religião é feminina, a estrutura geradora é feminina, um dos principais pilares da nossa religião. Ela foi vulgarizada. Na ação, ela é complementar nesse sentido. Uma força não vive sem a outra. Enquanto exu é força, a pomba gira é desejo. Imagina um trator forte que pode carregar 200 toneladas, mas se ele não tiver diesel, não anda. Exu é o trator e a pomba gira é o impulso. São energias que se complementam, não existe sem a outra. Se a espiritualidade não tem sexualidade, fica difícil mexer apenas com as características masculinas e femininas.
Tem outra teoria que diz que as incumbências de exu e pomba gira são as mesmas só que uma com características feminino e outra de características masculina, uma com estrutura de força e a outra com estrutura de desejo.
Aluno: o que significa não ter livre arbítrio? Seu Tranca Ruas falou que não tem. A pomba gira também não tem?
Não é que o exu e a pomba gira não tem livre arbítrio. Para você colar o grau exu ou pomba gira, você tem que ser um executor da lei. Se você não é um executor da lei, você não é um exu e não é uma pomba gira. Usando um exemplo de encarnados: se você nasce mulher, você é capaz de dar a luz. Você tem o livre arbítrio de querer fazer isso ou não. E para você ser mãe, você tem que dar a luz. Para você ser, você tem que executar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário