domingo, 21 de novembro de 2010

QUINTA AULA

RESUMO QUINTA AULA
OXUM
Orixá é responsável por emanar as qualidades de Deus e assentado no trono do Amor. Mas o que é esse Amor de Oxum? É no sentido congregador, sentido aonde não há divisão. E isso não tem a ver com o que os humanos sentem um pelo outro, é uma divindade. E pensar: Em que momento eu tenho a falência de amor? Amor pelo meu trabalho, amor pelo o que eu fatço, amor por mim...e o que é a falta de amor? Eu não estou conseguindo congregar comigo mesmo. Para que eu vibre amor no ambiente, eu tenho que congregar comigo, sentir amor próprio.
Verbo: agregador; aperfeiçoador; ajustador(congregar com o ambiente); Oxalá te molda e Oxum te ajusta;
Resposta: ora ye e o (Olhai por nós mãezinha)
Ponto de força: cachoeira
Cor: amarela, dourada, rosa
Oxum é mãe do ouro, e que o maior sentimento que alguém pode sentir é amor, então o amor é ouro.
Pedra: quartzo rosa; ametista; ouro de touro (pirita)
Oferenda:
7 maçãs vermelhas; 7 velas rosas; um punhado de morango; 7 rosas amarelas; um pote de mel (joga em cima das frutas);
Fogo elemento ígneo para purificação; os morangos (formato de coração); maçã (estrutura vegetal); mel (estrutura animal, congregação); rosas (elemento vegetal, geralmente usadas nas oferendas femininas);
O que é principal para pedir para Oxum: amor próprio;
Não há problema em fazem em casa. A cachoeira é ponto natural de acesso à força de Oxum. Então, você estar no ponto de força da Oxum, você vai estar congregando na força por completo.
Sincretismo: com a Nossa Senhora da Aparecida, e Nossa Senhora da Conceição.
Dentro da estrutura de Oxum, temos a estrutura humanizada que são os caboclos e os exus. Os nomes possíveis são: exu veludo, por ser um tecido caro se remete à Oxum. Quando os exus começaram a aparecer na Umbanda eles remetiam muito ao final da Idade Medieval, com o uso de cartola e capa, que eram burgueses. Uma capa de veludo era para uma casta muito rica; exu do ouro; pomba gira da cachoeira; caboclo cachoeira; caboclo do ouro;
Na oferenda, se você tem afinidade com essa força, leve uma guia rosa, um cristal e depois leva para casa, põe no carro, ou consagrar uma imagem. Vinte minutos é o suficiente.
Foi difícil para eu entender o que é esse amor de Oxum, porque nivelamos para sentimento humano. Amor não é só afeto por uma pessoa.
Os caboclos entram para expandir essa qualidade de Oxum, e o exu entra para absorver o excesso de amor ou o amor deturpado, para que o amor não vire fanatismo, para aquela pessoa que acha que ter ciúme é ter amor, ou ter paixão.
A paixão remete a dor. Paixão não é amor porque divide, e amor só soma.
Nós temos tanto amor dentro da gente que a gente dá esse amor, e se a pessoa não dá esse amor pra nós, ficamos chateados. No amor, você ama sem precisar do retorno.
Amaci de Oxum
Água de cachoeira; pétalas de rosas brancas curtidas por 3 dias na geladeira;
Existe Deus (que chamamos de Olorum), existem as sete qualidades dele, repartida em dois pólos que dá o panteão dos quatorze Orixás, e eles vibram no ambiente o tempo todo. Quando você joga o amaci na sua cabeça, você ta regulando a freqüência de Oxum para que vibre a qualidade de Oxum em você. Isso não interfere na estrutura de pai e mãe de cabeça, ou a de ancestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário