domingo, 4 de setembro de 2011

VIGESIMA TERCEIRA AULA

YEMANJÁ
Yemanjá existe no mundo inteiro. Se você for para a Europa, as pessoas conhecem a imagem de Yemanjá, diferentemente dos outros orixás.
Aqui também temos uma relação muito forte com Yemanjá, porque por muito tempo vivemos da pesca, e uma colonização que foi mais de 200 anos no litoral.
Eu vejo que a Umbanda utiliza Yemanja de uma forma ruim, ou de forma muito confusa. Tem tantas formas para trabalhar com ela, mas preferimos da forma imediatista, de forma muito parecida como tratamento exu: eu te dou uma oferenda e você me dá x.
Yemanjá – orixá Universal (vibra todo o tempo no ambiente).
Vibra GERAÇÃO: quando trabalhamos com GERACAO, associamos com “prover”, como se ela fosse sempre te dar, e isso tira a sua responsabilidade de obter.
Vibra CRIATIVIDADE: uma forma de trabalhar o seu mental gerando situações. Ajuda a ter criatividade em algo que você necessita, e a responsabilidade para criar. Processo mental para que você “se banque”.
A nossa vida trabalha em cima de ciclos. O inicio é de responsabilidade de Yemanjá, e o término é de responsabilidade de Omulu, entrando Yemaná novamente, e assim por diante. Se você esta no inicio de um ciclo e está com dificuldade de se bancar, você não monta um alicerce forte para esse ciclo, e você acaba ‘boiando” até chegar o final, em que aparece Omulu para finalizar o ciclo já que vai dar errado. E ele acaba fazendo com que você renove, entrando Yemanjá e esta pede para que você tenha criatividade e você não tem, então, você vai “boiando” novamente, e assim passamos a nossa encarnação.
Nosso dia, que tem 24 horas, também vivencia este ciclo. Yemanjá e Omulu rege cada milésimo de segundo da sua vida.
Usando Yemanja da forma correta, ela entra no seu mental te dando discernimento para você saber o que é bom e o que é ruim para você, para você mesmo criar condições para obter o que deseja e necessita.
Todos os orixás estão na sua coroa e estão interligados, um não funcionando sem o outro. Cada um tem uma responsabilidade, mas todos elos da mesma corrente.
A criatividade usada por Yemanjá esta relacionada ao discernimento, até você chegar ao ponto de você ser tão criativo conseguindo olhar e assumir os seus defeitos e culpas, parando de por a culpa nos outros.
Por mais que você queira, a natureza não vai fazer o que você quer, sendo assim, você precisa aprender a se “bancar”.
Se você tem um chefe ruim, e já percebe que esta na hora de sair do seu emprego, você precisa assumir e acreditar que mesmo saindo do emprego, você vai conseguir dar conta dessa situação. Yemanjá da esse discernimento para você. Você geralmente não sai porque esta com medo. Yemanja pode entrar no seu mental e criar processos criativos para que haja discernimento.
Processo de criação, o seu mental precisa de condições, criar opções.
O ateu geralmente é rico, porque ele não põe Deus no meio, ele faz tudo por ele.
O que o Lula tem diferente da gente? Ele é criativo. E o Silvio Santos? Criatividade...
Cor : azul claro
Pedra: água marinha
Saudação: Odoci yaba (se remete a água de rio)
Sincretismo: Nossa Senhora dos Navegantes
OFERENDA
7 velas azuis clara (ativação da freqüência de Yemanja juntamente com a freqüência do fogo de Xango (acalentador) ou a freqüência do fogo de Egunita (devastador), depende da necessidade;
1 alguidar
Porção de arroz  (cereal feminino) doce (congregação), sem canela (dentro do alguidar). Se você colocar a canela, você estará ativando uma força ígnea vegetal, trazendo uma Yemanjá devastadora, que cauteriza. Depende da necessidade.
Champagne clara/ branca
Recipientes para por a champagne
Enfeitar a oferenda com pêssego em calda (ativando a freqüência de Iansã para dar movimento), mas pode ser uma flor amarela;
Pode colocar a água marinha se quiser
Ponto de força: mar (calunga grande) ou no cemitério (menos na porta ou no cruzeiro)
 
AMACI
Água da fonte, evitar a água do mar porque ela oscila energeticamente de acordo com a Lua;
Rosa branca
Erva cidreira macerada
1 anis estrelado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário