quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MARINHEIRO

MARINHEIRO
TRONO DA GERACAO
YEMANJÁ OMULU
MARINHEIRO (ser humanizado do TRONO da GERACAO)
Para cada Trono, há sempre um humanizado, que tem a características de ambos os orixás.
Imagine uma linha do tempo onde se criaram os espíritos, aquele que hoje é uma entidade marinheiro surgiu no mesmo momento que nós, encarnando e desencarnando varias vezes. Quando ele desencarnou, se desenvolveu espiritualmente, e utiliza o corpo de outro ser para manipular o seu ectoplasma, beneficiando a si e o próximo.
Na maioria das casas, o marinheiro foi na ultima encarnação um homem do mar. Se ele é um caboclo é porque ele foi um índio, etc. Se formos por essa lógica, hoje que eu trabalho com Tecnologia, eu seria o que? Não tem...Portanto, ser um guia espiritual de transição, significa que este ser alcançou um grau, representando um Trono. Se ele virou marinheiro é porque ele tem as qualidades dos Orixás Omulu e Yemanjá. Pelo o gráfico que sempre utilizamos, o marinheiro já foi um exu, e já galgou muitos graus.
O marinheiro manipula uma vibração aquática. Quando ele aparelha no médium, ele traz esta energia aquática para o médium, por isso que ele fala e se move como se estivesse embriagado. Ele não é bêbado, ele manipula álcool etílico. A primeira aparição de marinheiro na Umbanda foi por volta da década de vinte do século passado, mas esta manifestação já acontecia no Catimbó, na Macumba Carioca. Quando eles viram o marinheiro balançando, acreditaram que ele estava bêbado.
Por que o marinheiro muitas vezes acaba contando a vida dele pra você? Ele tem as qualidades de Yemanja, que é a geração, e tem as qualidades de Omulu, que é a paralisação. Isso quer dizer o quê? Isso é um ciclo, que tem o início (geração), e o fim (paralisação). Portanto, o marinheiro fala da vida dele para você porque é uma forma de te dizer que ele cuida dos seus ciclos. Cada célula do seu corpo tem o dedo do marinheiro. Ele é o humano que trabalha o seu mental para que você entenda o ciclo. E tudo na vida é isso, ciclos...
O marinheiro é muito bom para tratar doenças, porque ele cuida do seu mental para que você aceite, cuidando do ciclo dessa doença.
Alguns marinheiros falam: “Quando tudo dá errado, solta a mão do leme porque uma hora a tempestade para e você estabiliza”.
Para marinheiro é bom pedir responsabilidade para você entender o ciclo da sua vida. Tirar a responsabilidade que você colocou em Deus, e coloque dentro de você.
A CHAVE É A RESPONSABILIDADE.

NOMES DE MARINHEIROS
A regência primaria é de Omulu ou de Yemanjá. Mas a Umbanda utiliza mais Yemanjá para se remeter ao marinheiro, mas não esquecer que ele esta ligado aos dois orixás do Trono da Geração.
MARINHEIRO DOS 7 MARES – se remete à Oxala e das Sete Encruzilhadas (ligado ao Trono que rege o planeta Terra) e em Yemanjá (estrutura primária)
ZÉ DA PROA – Todo Zé esta ligado à Oxalá (São José)
Proa – é o que esta à frente no barco, o primeiro a chegar, pode ser “Exu”, mas a proa também esta ligado a Ogum porque a proa abre os caminhos.
MARINHEIRO DE ANGOLA – As estruturas de Angola se remetem ao culto de Nação, estrutura raiz da cultura. Precisaria saber qual Orixá era cultuado em Angola.
MANÉ DA HORA – Hora é Oyá Tempo.
MARINHEIRO SIRI OU MARINHEIRO CARANGUEJO – marinheiro de Nanã.
EXEMPLO PARA UTILIZAR A FREQUENCIA DO MARINHEIRO SIRI: se eu estiver sofrendo muito com a perda de alguém, eu posso pedir a essa força que GERE CONDIÇÕES para que eu sofra com essa perda, mas que não tire as lembranças boas de mim, que apenas as decante.
Existem marinheiros que estão na freqüência também da esquerda – MARINHEIRO MARAFO, ele não precisa falar com o exu, o marinheiro pode resolver sozinho.

domingo, 4 de setembro de 2011

VIGESIMA TERCEIRA AULA

YEMANJÁ
Yemanjá existe no mundo inteiro. Se você for para a Europa, as pessoas conhecem a imagem de Yemanjá, diferentemente dos outros orixás.
Aqui também temos uma relação muito forte com Yemanjá, porque por muito tempo vivemos da pesca, e uma colonização que foi mais de 200 anos no litoral.
Eu vejo que a Umbanda utiliza Yemanja de uma forma ruim, ou de forma muito confusa. Tem tantas formas para trabalhar com ela, mas preferimos da forma imediatista, de forma muito parecida como tratamento exu: eu te dou uma oferenda e você me dá x.
Yemanjá – orixá Universal (vibra todo o tempo no ambiente).
Vibra GERAÇÃO: quando trabalhamos com GERACAO, associamos com “prover”, como se ela fosse sempre te dar, e isso tira a sua responsabilidade de obter.
Vibra CRIATIVIDADE: uma forma de trabalhar o seu mental gerando situações. Ajuda a ter criatividade em algo que você necessita, e a responsabilidade para criar. Processo mental para que você “se banque”.
A nossa vida trabalha em cima de ciclos. O inicio é de responsabilidade de Yemanjá, e o término é de responsabilidade de Omulu, entrando Yemaná novamente, e assim por diante. Se você esta no inicio de um ciclo e está com dificuldade de se bancar, você não monta um alicerce forte para esse ciclo, e você acaba ‘boiando” até chegar o final, em que aparece Omulu para finalizar o ciclo já que vai dar errado. E ele acaba fazendo com que você renove, entrando Yemanjá e esta pede para que você tenha criatividade e você não tem, então, você vai “boiando” novamente, e assim passamos a nossa encarnação.
Nosso dia, que tem 24 horas, também vivencia este ciclo. Yemanjá e Omulu rege cada milésimo de segundo da sua vida.
Usando Yemanja da forma correta, ela entra no seu mental te dando discernimento para você saber o que é bom e o que é ruim para você, para você mesmo criar condições para obter o que deseja e necessita.
Todos os orixás estão na sua coroa e estão interligados, um não funcionando sem o outro. Cada um tem uma responsabilidade, mas todos elos da mesma corrente.
A criatividade usada por Yemanjá esta relacionada ao discernimento, até você chegar ao ponto de você ser tão criativo conseguindo olhar e assumir os seus defeitos e culpas, parando de por a culpa nos outros.
Por mais que você queira, a natureza não vai fazer o que você quer, sendo assim, você precisa aprender a se “bancar”.
Se você tem um chefe ruim, e já percebe que esta na hora de sair do seu emprego, você precisa assumir e acreditar que mesmo saindo do emprego, você vai conseguir dar conta dessa situação. Yemanjá da esse discernimento para você. Você geralmente não sai porque esta com medo. Yemanja pode entrar no seu mental e criar processos criativos para que haja discernimento.
Processo de criação, o seu mental precisa de condições, criar opções.
O ateu geralmente é rico, porque ele não põe Deus no meio, ele faz tudo por ele.
O que o Lula tem diferente da gente? Ele é criativo. E o Silvio Santos? Criatividade...
Cor : azul claro
Pedra: água marinha
Saudação: Odoci yaba (se remete a água de rio)
Sincretismo: Nossa Senhora dos Navegantes
OFERENDA
7 velas azuis clara (ativação da freqüência de Yemanja juntamente com a freqüência do fogo de Xango (acalentador) ou a freqüência do fogo de Egunita (devastador), depende da necessidade;
1 alguidar
Porção de arroz  (cereal feminino) doce (congregação), sem canela (dentro do alguidar). Se você colocar a canela, você estará ativando uma força ígnea vegetal, trazendo uma Yemanjá devastadora, que cauteriza. Depende da necessidade.
Champagne clara/ branca
Recipientes para por a champagne
Enfeitar a oferenda com pêssego em calda (ativando a freqüência de Iansã para dar movimento), mas pode ser uma flor amarela;
Pode colocar a água marinha se quiser
Ponto de força: mar (calunga grande) ou no cemitério (menos na porta ou no cruzeiro)
 
AMACI
Água da fonte, evitar a água do mar porque ela oscila energeticamente de acordo com a Lua;
Rosa branca
Erva cidreira macerada
1 anis estrelado