sábado, 21 de maio de 2011

Vó Benedita

Boa noite pra quem é de boa noite, e benção para quem é de benção..!!!!


Irmãos de Fé, novamente “to por aqui co ceis” para contar mais um “bucadinho das minhas prosa”.

Num dia bem nublado no inicio da noite, vinha eu “voltandu duma lida” no mundo dos encarnado, “tava” eu e o Senhor dos Caminho, “homi forti” que Guarda meu menino com todo carinho. Começo a “garoa e vi que eu ainda tava bem longi do meu distino”, de cabeça meio baixa ajeitando meu chapéu falei com o amigo Guardião.

- Senhor, o que faltava agora era uma garoa “né, dispois de de tudo que fizemu lá cum os encardado”, vamos voltar nesta chuvinha que vai “nuns moia tudo.”

Rindo alto o Guardião responde a mim:

- Mestre Jangada, voz estais incomodado com o que mais, não é somente esta chuva que abaixa um pouco a poeira e ameniza o calor que esta te incomodando, se quiserdes podeis falar.

Um pouco tímido respondo:

- “Oohhh Guardião danado, nois num pode nem pensá que o homi já percebi tudo, sabe o qui é as veis vorto de lá meio cansado, como pode aquele bando de encarnado recramá tanto das coisa e acha que nois e empregado dele, eles nem imagina o esforço que nois fais para estar lá tentando ajudar toda aquela genti, to cançadu viu”.

Olhando bem serio nos meus olhos nosso amigo Guardião responde:

- Mestre Jangada, estais há julgar os encarnados, voz de sabedoria profunda estais cansado deles, entendo e compartilho de vossa idéia, mas nunca me queixo deles, pois é por causa deles que conseguimos cumprir nossa missão, vamos tentando modificar a freqüência do pensamento deles, assim os encarnados iram cada vez mais entendendo as Leis da natureza e abraçando as responsabilidades que todos os encarnados possuem.

Ajeitando meu chapéu respondo:

- “Oia Guardião, tó cansando memu viu, sei lá o que pensu nesta hora!”







Novamente, agora gargalhando, nosso amigo Guardião responde:

- Mestre Jangada, olhais aonde estamos, veja como a Natureza é sempre generosa conosco, sejamos encarnados ou não, olhais ali em cima, a casa de seu amigo João, acredito que para passar este frio que estais há sentir por causa da chuva necessitas de um café.

Balanço a cabeça e nem sei mais o que responder, pois nosso amigo Guardião manobra o carroção que estamos e me faz desembarcar na porta da Casa do Seu João me dirigindo as seguintes palavras:

- Desembarcais aqui neste momento Mestre Jangada, vais tomar o Café de João, pois acredito que seu cansaço irá passar.

Desço meio sem graça, e começo a chamar seu João do “portãozinho” que divide a rua do quintal aonde seu João planta seus ervas.

- “Ohhh Seu João, - batendo palmas para chamar a atenção – ooohhh Seu João possu entrá, a garoinha ta me matandu...!!!!!

Na Casinha Branca, a portinha a azul de madeira se abre bem devagar, a vejo aquela Senhora que adoro, Vó Benedita abre aquele sorriso e responde com aquela voz alta.

- “Ohh Mestre Jangada, Nois estava esterandu sunce, entra entra sai da chuva vo passá aquele cafezinho que sunce gosta..!!!”

Entrando já vou agradecendo e respondendo à Vó Benedita:

- “Ohh Vó to contenti demais de ver a Senhora, o Veio João ta por ai?”

Com aquele sorriso a Vó responde:

- “Seu João ta lá com os encarnadu, ainda num vorto mas daqui a pouco vai estar com nois, senta...senta toma o cafezinho com a veia, faz tempo que num prozeio com sunce..!!!”

Sento, ajeito minha gravata, arrumo meu terno e pego das mão da Vó aquela xícara de barro com aquele café cheiroso que só ela sabe fazer, quieto olho para a Vó com cara de “pidão”. Sorrindo para mim ela me dirige a palavra prontamente:

- “Que cara é esta Mestre Jangada, ta com cara de criança que tomo bronca, o Guardião passo um corretivo em sunce? – rindo continua – ou é vontade daquele bolo de fubá que só a Veia sabe faze?”



De cabeça baixa respondo:

- “Num é nada não Vó, só to um bucadinho cansado da lida de hoje, por mais que nois tentamo ajudá os encarnado eles nunca vão entender o que nois fais, e se eles pede e nois num fais, é o Jangada que num é bom de serviço, cansa né Vó!”

Sorrindo e segurando minha mão a Vó Benedita responde:

- “Mestre Jangada, a Vó agora vai conta pra sunce como as coisa são, por que sunce como ser espirituar deve sabe, os encarnadu num sabe o que é ter contato com nois e o tantu de coisa que nois podi passa párea que eles tenham uma vida de mais compreensão, responsabilidadi e tambem conforto nas Luzis dus Divinu, pega o cadernilho ali a comuda que sunce vai escreve umas linha para passar pro nosso meninu ai ele vê o que ele tem que faze com esta linha e quem sabe alguém consegue entende o que nois pensa!”

Rapidinho pego o papel e o lápis na cômoda, sento agora na mesa tomo mais um gole do gostoso café e me preparo para anotar o que a Vó vai dizer. Me olhando sem perder o sorriso a Vó começa a falar:

- “Mestre Jangada, vamos faze do modu antigo, fecha os oio e segura o lápis bem firmi que nois vai interagi com seu espírito, dispois sunce faz a mesma coisa com nosso meninu!”




Vejo a Vó levantando e segurando minha cabeça com todo o carinho, neste momento sinto meu espírito se fundir com o da Vó Benedita, assim minhas mãos começam a escrever as linhas abaixo:



Filhos encarnados, todos nos espíritos de apoio à existência de vocês sempre proliferam palavras de amor e carinho a todos vos, entendemos que a nossa manifestação deixa a caminhada de todos vos mais branda, mas este é o momento de demonstrar algumas verdades a todos vos, logo penso que é o momento de todos entenderem com carinho o que vocês pensam sobre a espiritualidade e o que ela pode ensinar a todos vocês, assim leiam atentamente estes tópicos que tem somente o intuito de ilustrar alguns conceitos:




- Ser Espiritualista não é executar a caridade a terceiro, e entender que caridade não é uma muleta aonde as pessoas se apóiam perdendo a responsabilidade pela caminhada;
- Ser Espiritualista não é aparelhar ou ter acesso aos espíritos desencarnados, ser Espiritualista é entender que vosso espírito é eterno e sábio, e que acender a caminho da Luz e somente escutar seu próprio espírito;
- Ser Espiritualista é entender que quando você se ofende com algo que é dito sobre sua pessoa, aquilo é realmente o que você acredita ser, pois se você não acreditasse realmente que você é aquilo, as palavras nunca iriam lhe ofender;
- Ser Espiritualista é entender que todos vos são centelhas divinas do perfeito, e logo todos são perfeitos, e acreditar que todos vocês são imperfeitos é um conceito que vocês compraram de pessoas que utilizam o conceito de religião ou de acesso aos divinos de uma forma não saudável;
- Ser Espiritualista é entender que o Amor é o único caminho a ascensão de vosso espírito, pois o Amor é o único sentimento que soma, logo tudo que se soma se torna maior e o levará ao caminho da luz, logo se o que você senti não soma, seu sentimento não é Amor;
- Ser Espiritualista é entender que as diferenças são oportunidades de aprendizado e não um ponto de apoio de segregação, pois se a diferença do outro lhe incomoda, essa diferença com certeza é algo que você esconde até mesmo de você, e este sua tentativa de omissão deste seu perfil esta fazendo com que você pare de caminhar;
- Ser Espiritualista é entender que a palavra NÃO pode ser uma boa resposta, pois a negativa somente faz com que os encarnados saiam da zona de conforto que fabrica a estagnação de vossa caminhada;
- Ser Espiritualista é entender que não existe o BEM nem o MAU, o que existe é o uso inadequado das qualidades pessoais de cada um, e este uso inadequado é a causa primaria da negação das vontades de vosso espírito, logo este desagrado pessoal o levará a caminhos que não lhe fazem parte da vossa caminhada;
- Ser Espiritualista é compreender que ser humilde é somente ter orgulho de uma qualidade desta sua encarnação e a exploração total desta qualidade é a alegria principal desta encarnação, pois submissão é um perfil que desagrada seu espírito, logo submissão não é humildade.
- Ser Espiritualista e acreditar que seu espírito é eterno, logo não existe nenhum problema que atrapalhe sua encarnação, pois se sois eterno e os problemas passam, sua eternidade demonstra que os problemas NÃO existem, e se você acreditar que os problemas existem você não acredita que seu espírito é eterno, logo você não é um ser espiritualista.
- Ser Espiritualista é entender que o invólucro carnal que auxilia seu espírito nesta fase de sua caminhada é sagrado, logo ele deve ser devolvido a natureza do mesmo jeito que a natureza lhe presenteou, logo se você não cuida do material você não acredita no eterno sendo assim você não é um Ser Espiritualista;
- Ser Espiritualista é entender que isto é a coisa mais natural de todos nós, logo ser Espiritualista é somente ter o perfil de respeitar a Natureza como um todo e entender que você faz parte da natureza, logo deve ser respeitado.
- Ser Espiritualista é entender que as experiências que passamos é conseqüência de nossas escolhas, logo tentar colocar a causa destas experiências em outra pessoa pode de alguma forma aliviar sua culpa,mas você vai passar por esta experiência por mais que ela desagrade, pois você é causa e não conseqüência de todas as experiências que você passa pela vida.

Filhos pensais no que foi dito, e dêem a razão aos seus corações, pois somente ele é capaz de lhe compreender plenamente.

Neste momento sinto a Vó Benedita se afastar de meu espírito, e enxugando minhas lagrimas abraço a Vó com todo carinho e lhe dirijo as palavras:

- “Vó discupa minhas palavras ignorantes, mas eu tava cego pelo meu ego e num tava compreendendo mais nada, Vó brigado pela prosa e pelo bocadinho de atenção que a Senhora me deu.”

Segurando minha mão a Vó me leva para uma cama num quantinho e me cobre com uma manta e beija minha testa, neste momento entendo que realmente o café da minha Vó fez com que meu frio passasse.

Amor desejo a todos e reflito os auspícios dos divinos em suas vidas e Boa Noite para quem é de Boa Noite, e Benção para quem é de Benção.


JANGADA

terça-feira, 17 de maio de 2011

Egunita

EGUNITÁ
Nas casas antigas de Umbanda, Egunitá não existe, mas Iansã do fogo. Para nós, numa visão mais atual, seguindo a linha de Rubens Saraceni, Egunitá é Egunitá, com a sua freqüência. O Rubens que organizou desta forma.
Qual a diferença do fogo de Egunita para o fogo de Xango?
Egunita (Orixá Cósmico) tem um fogo que devasta, purifica o ambiente. O fogo de Xango (Orixá Universal) é equilibrador.
Quando você sai da freqüência de equilíbrio, entra em ação automaticamente, o orixá cósmico, devastando o que te deixa em desequilíbrio. Quando você volta a se equilibrar, Egunita se afasta.
O fogo de Egunitá ele faz você tomar atitude porque ele te empurra, para que você se movimente.
Sincretismo: Santa Sara Kali ou Santa Brígida.
Pedra: Ágata de Fogo.
Saudação: Kaliê minha mãe! – “Queime minha mãe!”
Vela: laranja
Guias intermediários: ciganos
Os ciganos tem a qualidade primária de Egunitá, portanto são purificadores, devastadores. Por exemplo, eles purificam seu processo negativo sobre o dinheiro, por isso é interessante para o comércio.
OFERENDA
7 velas vermelhas com as velas que estão em “7” usaremos o
7 velas azul escuro formato de cruz
7 velas amarelas
7 velas laranjas
28 velas brancas (representando as 14 frequencias dos Orixas)
Água (condutor)
Licor de laranja (potencializa)
12 palmas vermelhas (estrutura expansora)
Copos com maracujás
4 ½ laranjas (fruta de Egunita) pode ser pimenta “biquinho”;

laranjas
brancas
½ laranja ½ laranja

amarelas vermelhas


½ laranja ½ laranja


Azul escuro


Nesta oferenda, ativamos as 4 frequências do trono da lei e da justiça: vermelho, amarelo, laranja e azul escuro.
No meio colocar 1 maracuja cortado ao meio, um com água e outro com licor de laranja;
NORTE: freqüência Egunita pura;
SUL: freqüência Egunita mista com Ogum;
LESTE: freqüência Egunita misturada com Xango;
OESTE: freqüência Egunita mista com Iansã;
Em cada quadrante, uma ½ laranja;
As palmas, enfeitar por fora;
Acender de dentro para fora;
Fazer nas pedreiras, ou numa estrada, ou no seu quarto..
Colocamos todos os tronos, com um norte puro de Egunita. Os outros não estão representando puramente os outros orixás, mas numa freqüência mista de Egunita nos outros tronos da Lei. E com as 14 velas representando os 14 orixas, sendo desde Egunita representando a geração com Omulu e Iemanja, até Egunita da Fé com Oxala e Oya.
O que pedir?
Egunita possui um fogo que purifica, entrando no ambiente devastando-o. Muitas pessoas quando se fala em Egunita, pensam em exu, mas ela não absorve, mas devasta. Não tem o que esgotar, ela vai te colocar num outro estado. É um fogo que entra no ambiente para que tenha um novo plantio, como plantar cana.
Egunita vai te dar condições para você mudar de estrutura, só que ela não vai discernir o que é bom para você no sentido micro, mas vai saber o que é bom para você no sentido macro. Algumas coisas que você está em zona de conforto, ela vai te tirar. Se você esta parado, ela vai te fazer andar.
Esta oferenda é boa para um problema fechado. Ex. eu não consigo ganhar grana porque meus valores são complicados. Pede pra ela queimar os seus valores, para que você tenha valores novos com relação ao dinheiro.
Qualquer oferenda que você faça, se movimentam mais ou menos 15 entidades. Quando você oferenda, a primeira estrutura que se aproxima são os guardiões dessa estrutura, independente se for para um orixá ou não. Por isso que muitas vezes começando a oferenda para o exu, para dar a guarda que precisamos. O elemental faz a ponte do plano etérico para o plano material, abrindo um portal da entidade que você quer com o nosso plano, vindo o Orixa ou guia, e este começa a convocar pessoas para o que você esta passando. A única diferença de um Orixa para um humanizado que após a manifestação do Elemental, é a entidade que você solicitou. O orixá com uma freqüência pura e o humanizado te dará a freqüência humana da estrutura. E as entidades que te acompanham são as melhores para manipular a sua energia.
AMACI
Água de fonte, flor de laranjeira e/ou folha da laranja.
Você pode colocar também no amaci, a pedra do orixá.
A salamandra é um Elemental do elemento fogo. O único Elemental que a Umbanda trabalha são as sereias, que são do mar.
O orixá é uma freqüência e existe um ser Elemental, que simboliza a freqüência pura do orixá.

CIGANOS
Os ciganos que aparelham nos centros de Umbanda são humanos. A principal característica deles é a mesma de Egunita, possuindo o elemento fogo numa estrutura purificadora. Com essas características, por que chegar a castanhola e o pandeiro?
O que tínhamos de ciganos há 50 anos atrás era um cara que vivia numa carroça, negociando coisas e andando pelo mundo.
O cigano puro não administra a nossa religião, por exemplo.
Pelos filmes e pelas informações de 50 anos atrás, a língua falada por ele é castelhano, da Espanha.
Um cigano puro não fala castelhano, fala Romanês, perto de Moscou.
Você aparelhar um cigano e começar a falar enrolado, precisa ver se é isso mesmo.
Existe o fenômeno de falar em línguas, chamado de Xenoglossia, um tipo de mediunidade.
Temos um grande animismo como por exemplo o baiano tem que falar com o sotaque nordestino, cigano com sotaque espanhol...nao podemos esquecer que a entidade que aparelhamos da linha de ciganos, pode não ter sido realmente um cigano em vida.
No kardecismo o fenômeno de psicografia é o mais usado. Na Umbanda já é pouco usado e isso é pela tradição.
Por que cigano não esta ligado com Oxumare? Oxumare parte do renascimento e egunita com a purificação. Qual a diferença de renascer e purificar? Pra você renascer, você tem que morrer, por isso que você vem como uma criança.
ORACULO
A maioria dos ciganos do terreiro de Umbanda tem um baralho cigano. Esta é uma realidade deste povo em vida e não em espírito. Qual é a necessidade que na aparelhagem, precisar de umas cartas de baralho para conseguir te auxiliar. Acredito que cabe mais como ferramenta, como o tridente de exu e não como oráculo. É algo pra se pensar.
Nos apegamos mais pelo apelo visual desta linha, do que ela realmente pode fazer por nós. Por algum motivo, a Umbanda comprou a idéia que a evolução é visual. A evolução se dá pelo sentir.
O oráculo pode existir na linha de ciganos, mas não é regra.
Os ciganos tem a freqüência primaria em Egunitá. Você tem as outras freqüências, como secundarias. Como você descobre? Pelo nome do cigano. E existem ciganos puros de esquerda.
Qual a diferença de um exu do fogo, na freqüência de Egunita e um cigano de esquerda? A freqüência cigano esta na linha dos intermediários.
O exu por ser tripolar navega nas três freqüências (alto, embaixo, centro), o reino de exu esta na ponta esquerda. O cigano de esquerda habita a faixa dos intermediários.
O exu é uma freqüência puramente negativa, absorvedora, mesmo sendo tripolar, interagindo com as outras freqüências, o padrão energético dele é puramente negativo. O cigano de esquerda esta na ponta esquerda. Os dois são absorvedores, são apadrinhados por Egunita só que um é puramente absorvedor e o cigano esta caminhando para o lado direito, como se fosse meio exu meio cigano. Ele não é um exu, mas pode habitar nos locais de exu. Ele pode esgotar como pode purificar.
A pomba gira Cigana é uma pomba gira de Egunitá, não é uma cigana.
Existe ciganos velho e cigana velha de e squerda. Todo aquele que se denomina velho é que ele se estabeleceu no mistério. Neste exemplo, a freqüência primária de Egunita, a secundária de Obaluaye e ter outras freqüências secundárias, como por exemplo de Xangô. Purifica e transmuta e equilibra, estabiliza e absorve.