segunda-feira, 4 de abril de 2011

DECIMA NONA AULA

XANGO
Tem o sincretismo ígneo, com o fogo, diferente de Ogum e Iansã que tem a energia de ar.
Estrutura de justiça, equilíbrio.
Se Xango te equilibra, você vai ter a ordem de Ogum por conseqüência.
Qual a diferença do fogo de Xango para o fogo de Egunitá?
O fogo de Xango te acalenta, te tranqüiliza, como o conforto de um pai, de avô, de mãe, que te pega no colo e te aquece. Vocês concordam que isso dá equilíbrio? Egunita tem um fogo consumidor, que entra e devasta o ambiente.
E justiça? Na Mesopotâmia, no código de Hamurabi, a justiça era “olho por olho, dente por dente”. O código civil brasileiro fala sobre a “mulher honesta”...se você casar com uma mulher e descobrir que ela não é “honesta”, você pode anular o casamento.
O que é uma freqüência de justiça? Nós entendemos geralmente uma justiça nossa, então se alguém me faz mal, acendo uma vela pra Xango e peço justiça...mas a justiça de Xango é no sentido de equilíbrio.
Ex. Pense em 5 encarnações passadas, você encarnou como senhor de engenho, e uma outra pessoa encarnou na mesma época como escravo, vindo da Africa. Esse senhor feudal, independente dele ser uma pessoa cruel ou não, mas por força da época, ele penalizava esse escravo. Em um certo momento, todos desencarnaram, e cada um foi purgar a mora, cada um se equilibrar energeticamente do que aconteceu nessa encarnação. Imagina que esse senhor feudal chegou totalmente desequilibrado e não aceitou o seu desencarne, porque ele era muito apegado à matéria. O escravo, entendeu a morte dele, viu aquilo como um alivio e começou a se espiritualizar. O escravo teve a chance de reencarnar para continuar espiritual dele. E o senhor feudal continuou em desequilíbrio. O escravo que aqui encarnou, virou umbandista, e acabou virando uma porta de acesso do lado espiritual. Ele fazia seu trabalho com ética, mas sofria os problemas de estar encarnado, como bater o carro no transito, ficava nervoso, e a freqüência dele começava a abaixar. Quando a freqüência dele baixou ao ponto que o senhor de engenho conseguiu captar, e este acredita que o ex escravo é culpado dele estar nesse estado, e foi atrás dele. Não adianta o ex escravo acender vela pra Xango pedindo justiça, para que o espírito se afaste, porque se o escravo sofreu agressões, morais ou físicas, algo aconteceu em algumas encarnações para que ele encarnasse dessa forma e passasse por esse processo. Xango vai entrar nessa “conversa” e vai equilibrar, e para que isso se equilibre, eles tem que ficar juntos durante um tempo para que eles se equilibrem. Acender vela pra Xango não é tão bom assim, porque ele vai fazer justiça em você primeiro. Essa freqüência vai auditar as suas encarnações, e pode ser que você não goste. A justiça de Xango é de equilíbrio. Se você for pedir equilíbrio, pede que aconteça da forma mais confortável, porque Xango também é conforto. Faça isso de uma forma que eu entenda e não de uma forma agressiva, porque a minha memória esta nublada, eu não sei o que aconteceu.
As religiões trabalham as pessoas de forma errada porque trabalha só com a conseqüência. Na Umbanda, se você abre o caminho de uma pessoa, ela arruma um emprego, só que a pessoa não consegue sustentar energeticamente, ela acaba não ficando. Precisamos aprender a trabalhar a causa. Precisa saber o que você esta fazendo de errado. Você mudando essa freqüência, você sai automaticamente desse buraco, e não caia nele de novo.
Se eu conseguir saber aonde eu estou errando, eu não erro mais.


Estrela de 5 pontas é o sincretismo da balança.
Cor: marrom ou vermelho;
Sincretismo: São Geronimo, Moisés, Rei Salomão;
Pedra: jaspe vermelho ou marrom; pedra do Sol;olho de tigre; ágata de fogo;
Saudação: Kaô Kabecile meu pai! (saudação à coroa do Rei); e as pessoas tocam o chacra frontal dos dois lados, em respeito à coroa, e por você estar saudando seu pai e mãe de cabeça. Você é o rei, a coroa é sua.
Local: pedreiras e montanhas;
OFERENDA
7 velas marrons
7 velas brancas
7 velas vermelhas
7 goiabas vermelhas
4 cervejas pretas (não Malzebier)
Maracujá (como recipiente)
As velas serão colocadas enfileiradas e alternadamente (marrom/ branca/ vermelha);
Marrom ou vermelho para remeter a Xango;
Branco tem todas as cores que remete as 14 qualidades de Xango (Xango do Amor, Xango da Lei, Xango da geração, etc);
Goiaba: estrutura vegetal que trabalha na oferenda como expansor, colocando-as no meio. E é uma fruta bem característica de Xango.
Maracujá: use-o como recipiente para encher de cerveja;
Todo álcool etílico é um potencializador natural.
Local: montanha ou pedreira;
Deixar apenas 20 minutos para não agredir a natureza;
Você pode fazer a oferenda na sua casa, mas se você levar em um ponto de força, você vai ter mais um elemento.
INTERMEDIÁRIOS
Marinheiro, cigano, baiano, boiadeiro, criança na força de Xango.
Temos a freqüência de Xango e espíritos humanos que possuem características de Xango ou respondem a freqüência de Xango. EX: Caboclos de Xango, Exus de Xango, e todos os intermediários.
O caboclo ou cabocla, tem a vibração primaria na estrutura Oxóssi. E pode ter a vibração secundaria nos 14 orixás.
Exemplo de nome de caboclo de Xango: 7 montanhas, 7 pedreiras, caboclo do fogo (pode ser de Egunita também);
Os intermediários funcionam da mesma forma: o marinheiro tem uma estrutura primaria na estrutura de Iemanja e pode ter a estrutura secundaria em Xango, em Omulu, etc. Ex. marinheiro costa brava (na freqüência de xango);
Todo preto velho que tem o nome de Pedro, é de Xango;
Criança Pedrinho é de Xango;
Ex. de Exu de Xango: Exu Pedra Vermelha ( de Xango e de ogum); Exu da goiabeira;
QUANDO OFERENDAR?
Ex. quero uma moto!
Se eu for oferendar um exu de Xango: a primeira coisa que ele vai fazer é te esgotar, e ele precisa esgotar algo que esteja na freqüência de Xango que esta me impedindo de ter a minha moto. Posso pedir então, que o exu esgote no que esta me desequilibrando monetariamente para eu ter dinheiro para comprar a minha moto! Ou esgote o meu desequilíbrio para que eu aprenda a ganhar dinheiro;
Caboclo de xango para comprar a moto: pode expandir a minha consciência para que eu tenha equilíbrio monetário para adquirir o bem material, ou que eu tenha o equilíbrio necessário da minha consciência e descobrir que a moto não é a minha prioridade neste momento da minha vida;
Marinheiro de xango: esgotar o desequilíbrio, expandir a consciência para que eu me equilibre, que ele me gere consciência, condição, conselheiro;
Criança de xango para bens materiais: o ere é um ser natural, vibrando na freqüência de xango do jeito mais puro possível, tanto é que ele consegue navegar na gente na nossa faixa etária de 0 a 7 anos (época de formação do nosso caráter), com a freqüência primaria de Oxumare nos renovando.
AMACI
Água de cachoeira com folhas de hortelã maceradas e curtidas na geladeira;