terça-feira, 22 de março de 2011

RESUMO DECIMA OITAVA AULA

Iansã
Relembrando sobre a Lei de Ogum, que é a Lei do teu espírito, aquela que te pertence. Que o seu mental sempre nubla as suas vontades.
O trono da lei que é regido por Ogum e Iansã, o elemento é ar.
O trono da justiça, de xango e egunita, o elemento é fogo.
É um orixá muito popular. Sempre se houve de quem é filho ou filha de Iansã que este fato é a desculpa para o seu nervosismo: Sou nervosa porque sou filha de Iansã...isso é bengala. Iansã não é nervosa nem agitada porque ela é uma divindade. Isto é um sentimento humano.
Que ar é esse? Qual a diferença do ar de Ogum e o ar de Iansã?
Não esquecendo que é escutando o nosso espírito, é que estaremos dentro da Lei. Qual é o ar de Ogum? É o ar que você respira, que você sobrevive. E Iansã é o ar que te direciona, mais comparado ao vento.
Ogum é um orixá universal, e Iansã é um orixá cósmico. O orixá universal tem sua energia vibrando o tempo todo, e o orixá cósmico é aquele que reage quando você esta na ausência da freqüência do orixá universal. O seu mental , aonde esta posicionado o seu chacra coronário que é na pratica aonde você recebe as freqüências das divindades, ele esta começando a sair da freqüência Ogum, começando a ficar fora da lei do seu espírito, parando de escutá-lo. Nesse momento, o orixá cósmico começa a reagir porque ele tenta te empurrar para a freqüência Ogum novamente. Por isso que os ventos de Iansã direcionam para Ogum, ou seja, ao seu espírito.
Existe uma lenda em ioruba, de onde veio o nome Iansã, que diz que ela é a senhora dos eguns, traz na saia os seus eguns. O que é essa analogia? Ela é a senhora dos mortos, e recolhe esses espíritos e os direciona para a lei. A função dela é sempre de resgate e direcionamento.
Com relação aos orixás, fazendo uma analogia ao orixá universal e cósmico, um seria dinâmico e o outro, estático.
Aluno: aonde entra a pedreira nessa historia, já que também tem a ver com Iansã e com xango?
Tem escolas que oferendam Iansã nas pedreiras, mas eu prefiro a vertente que oferenda no bambuzal, por ter esse movimento e flexibilidade com o vento de Iansã.
É difícil desvincular este quadrilátero. É mais fácil estudar os quatro juntos.
Cor: amarelo;
Pedra: citrino;
Saudação: Eparrei Iansã (louvação aos raios);
Ponto de força: pedreira ou bambuzal;
Sincretismo: Santa Barbara;
O raio tem a ver com a direção, mas tem escolas que falam que o raio é de Xango.
Para alguns umbandistas mais antigos, Egunitá é uma Iansã do fogo, e Oyá tempo é uma Iansã do Tempo. São qualidades de Iansã. Mas para mim, esses seres não são Iansã. Egunitá seria para mim um sincretismo com Santa Sara Kali.
Qualidade: direcionamento, movimento.
Geralmente quando você acende uma vela para Iansã dá tudo errado, porque ela vai te colocar no prumo do jeito dela. O senso de certo e errado dela é diferente do seu. Tudo que esta de atrapalhando ela vai espalhar. Porque às vezes o que esta faltando na sua vida para você crescer é sair do medíocre emprego que você esta, que você não gosta. Se você pedir para Iansã, ela vai te dar o desemprego, porque vai ser bom você sair desse lugar, que vai fazer você andar.
A Iansã vai te colocar na a vibração de Ogum.
Só precisamos saber pedir, se você pedir direção para Iansã é diferente de pedir movimento, ela não vai deixar com que situações ruins aconteçam como um desemprego, mas tem que saber pedir.
Por exemplo: eu estou num emprego que não gosto mais, e quero mudar de área. Mas eu não posso sair desse emprego porque ele me sustenta. Então, pedir para Iansã a direção para resolver da melhor forma.
Resultado: estou ainda no meu emprego que me sustenta e estou numa nova área, fazendo faculdade e este emprego esta me sustentando.
Energeticamente, o orixá cósmico Iansã esta te direcionando para Ogum. Egunita entra também devastando tudo para uma nova colheita e Xangô também entra dando equilíbrio.

OFERENDA
7 velas amarelas;
7 bananas descascadas ou cana de açucar; a banana nanica; descascada por convenção; direcionamento
7 palmas amarelas; elemento vegetal
Mel; cobre as bananas; congregação;
1 champagne amarela;
1 maracuja doce; abre ao meio, tira a polpa e coloca a champagne dentro.

Se há alguma estrutura negativa, oferendar Iansã das almas, porque ela vibra no campo de Obaluaye ou Omulu.
Estou com um problema de movimento e direção no campo do conhecimento. Vou fazer uma oferenda para Iansã na mata. Usa esta oferenda com algo puro de Oxossi.
Por que o baiano é regido pela Iansã? No que o baiano é bom? Ele é bom de conversa.
Iansã é dona dos eguns, e como analogia Iorubá, é o que está solto, espírito humano perdido. O culto de nação tem uns 350 anos no Brasil, e este culto puro, não admite a aparelhagem do morto, do egun. E essas pessoas foram fazendo sua passagem e caíram numa realidade que não compreendiam, e se colocaram como eguns, que virou uma egregora, que foi apadrinhada por Iansã. E quando começaram a se manifestar tanto aqui como lá, e ver que outras religiões aparelham os eguns, eles se congregaram a uma falange que a Umbanda homenageou o povo nordestino, por ser a raiz do Culto de Nação. Nem todo baiano é baiano, nem nordestino, isso é uma convenção, sincretismo da Umbanda. Na pratica, o teu baiano já teve alguma participação no Culto de Nação. Então a regência primaria dos baianos é Iansã.
O baiano, tem as qualidades de Iansã, só que é um humano. Todo baiano é movimentador, direcionador de problemas humanos. Quando você esta com problema ligado a um padrão energético, oferendo o orixá, e quando o problema é terreno, oferendo a linha intermediaria.
Exemplo: no meu comercio, não estou conseguindo vender nada. Posso oferendar o baiano para movimentar o meu comercio, ou que me de uma direção para um novo caminho.
Um exu de Iansã esgota a sua desorientação.
Quando oferendar caboclo numa estrutura de Iansã? O caboclo é expansor por si só. Vai expandir as qualidades de Iansã, vai expandir a sua movimentação, ou o seu direcionamento. Vai expandir o seu conhecimento, o seu mental, para que você consiga expandir a sua vida, ou direcioná-la no campo humano, sempre alicerçado no conhecimento, te dando condição. Quando você acha que você não tem “condição”, sou pobrezinho, não tenho condição para comprar aquele carro.
Mas se eu estou no fundo do poço, eu primeiro acendo uma vela para o exu.
Se tiver algum obsessor perto de você, pede para o baiano te ajudar para que ele tire.
Quando começar a andar, você acende para Iansã para que você entre na freqüência de Ogum, da sua lei pessoal.
AMACI
Água de cachoeira, rio, fonte ou água da chuva (preferencialmente), pétalas de rosa branca, guiné e alecrim. Macerados estes itens, deixar na geladeira de um dia para outro.