terça-feira, 30 de novembro de 2010

OFERENDAS

Gente,

Segue abaixo algumas oferendas que um irmão da corrente solicitou e achei interessante postar no BLOG para todos, alguma duvida estou a disposição.

Segue abaixo algumas coisas:

Exu Tranca Ruas:

7 Velas azul-escuras;
7 Velas pretas;
7 velas brancas;
1 Alguidar c/ Pade de pinga;
7 Pimentas dedos de moça;
7 moedas douradas e corrente;
1 Garrafa de pinga;
1 Pemba Preta;
1 Pemba Vermelha;
1 Pemba Branca;
1 Tridente macho pequeno (para enfeitar o alguidar);
1 Punhal pequeno (para enfeitar o alguidar);
1 pedaço de ferro ( prendende de trilho de trem ou qualquer pedaço de qualquer tamanho para alusão a frëqüência OGUM);
3 charutos;
1 Bife de qualquer tipo de carne bovina
1 pano de 1,50m X 1,00m preto;
1 vidro de azeide de dende.

Preparo:

Lavar bem o alguidar com agua, depois de seco lava-lo com pinga e untalo com azeite de dende, colocar o bife no fundo do alguidar e completa-lo com o padé.
Colocar o pano no chão, circunda-lo com as velas, colocar o alguidar no centro, enfeita-lo com as moedas as pembas e as pimentas, o tridente e o punhal, na frende do alguidar colocar o pedaço de ferro.
Acender os 3 charutos e bafora-los na oferenda, um de cada vez, fazendo alusão ao alto, embaixo e ao centro das vibrações do Exu, após deposita-los no alguidar de forma hamonioza.
Após as velas acesas espirar com a boca 3 vezes sobre a oferenda a pinga, circundar a oferença derramando a pinga por forá das velas, e depositar a garrafa dentro do pano do lado esquerdo da oferenda.


EXU da MATA:

7 Velas verdes;
7 Velas pretas;
7 velas bicolores verdes-pretas;
1 Alguidar c/ Pade de pinga;
2 pratos pequenos (pires)
7 Pimentas dedos de moça;
7 moedas douradas e corrente;
21 cravos vermelhos;
1 cebola grande;
1 Garrafa de pinga;
3 Pemba Preta;
7 ameixas pretas (secas ou frecas para colocar no prato)
1 mamão verde macho
7 Raizes diferentes ( gengibre, batata, cenoura, etc)
1 Tridente macho pequeno (para enfeitar o alguidar);
1 Punhal pequeno (para enfeitar o alguidar);
3 charutos;
1 Bife de qualquer tipo de carne bovina
1 pano de 1,50m X 1,00m preto;
1 vidro de azeide de dende.

Preparo:

Lavar bem o alguidar com agua, depois de seco lava-lo com pinga e untalo com azeite de dende, colocar o bife no fundo do alguidar, picar a cebola em cubos e cobrir o bife com a cebola e completa-lo com o padé.
Colocar o pano no chão, circunda-lo com as velas, colocar o alguidar no centro, enfeita-lo com as moedas as pembas e as pimentas, o tridente e o punhal, cortar o mamão verde macho ao meio e colocar um pedaço de cada lado do alguidar, dispor os dois pratos peque nos sobre o pano de forma hamonioza, um com as raizes e outro com as ameixas .
Acender os 3 charutos e bafora-los na oferenda, um de cada vez, fazendo alusão ao alto, embaixo e ao centro das vibrações do Exu, após deposita-los no alguidar de forma hamonioza, colocar os cravos dendro do pano de forma hamonioza, circundando o alguidar.
Após as velas acesas espirar com a boca 3 vezes sobre a oferenda a pinga, circundar a oferença derramando a pinga por forá das velas, molhar o mamão com a pinga, as raizes e as ameixas após depositar a garrafa dentro do pano do lado esquerdo da oferenda.


Pomba-Gira

14 Velas vermelhas;
7 velas brancas;
1 alguidar com padé de mel;
1 prato pequeno (pires);
3 pembas vermelhas;
7 pimentas dedo de moça;
7 moedas douradas;
1 cxa. de morango;
1 pote de mel;
1 vidro de azeite de dende;
14 rosas vermelhas;
1 espelho pequeno de bolso;
3 cigarrilh as;
7 fitas vermelhas de uma polegada;
1 tridende femêa (para enfeitar o alguidar);
1 punhal pequeno (para enfeitar o alguidar);
1 champagne rose;
1 taça;
1 pano de 1,50m X 1,00m vermelho;
1 vidro de azeide de dende

Lavar bem o alguidar com agua, depois de seco lava-lo com champagne e untalo com azeite de dende, e completa-lo com o padé.
Colocar o pano no chão, circunda-lo com as velas, colocar o alguidar no centro, enfeita-lo com as moedas as pembas e as pimentas, o tridente e o punhal e colocar o espelho no centro do alguidar em cima do padé, dispor prato pequeno sobre o pano de forma hamonioza colocar os morangos no prato e cobri-los com mel.
Acender as 3 cigarrilhas e bafora-los na oferenda, uma de cada vez, fazendo alusão ao alto, embaixo e ao centro das vibrações da Pomba-gira, após deposita-los no alguidar de forma hamonioza, colocar as rosas dendro do pano de forma hamonioza, circundando o alguidar.pegar as sete fitas e amarrar em sete ve-las fazendo um pedido em cada uma, e intercalar uma vela com fita e uma sem fita emtorno da oferenda.
Após as velas acesas espirar com a boca 3 vezes sobre a oferenda a champagne, circundar a oferença derramando a champgne por forá das velas, encher a taça de champagne e colocar a garrafa de um lado do alguidar e a taça do outro.


Pomba-gira velha

A mesma oferenda de cima somente trocar as 14 velas vermelhas por 7 vermelhas, 7 bicolor vermelha e branca e 7 brancas, e colocar as fitas nas vermelhas.
o pade seria com agua ao inves de mel, e agregar mais um prato ou cumbuca pequena com pipoca enfeitar com crizantemos brancos e cobrir com coco ralado.

Exu-mirim

7 Velas bicolores preta e vermelha;
7 Velas pretas;
7 velas brancas;
1 Alguidar c/ Pade de pinga;
2 pratos pequenos (pires c/ doces de sua preferência)
7 Pimentas dedos de moça;
7 moedas bicolor e corrente (um real);
1 Garrafa de pinga com guarana ou mel ou grozelha (o que você gostar mais);
7 cravos vermelhos;
7 cravos brancos;
1 Pemba Preta;
1 Pemba Vermelha;
1 Pemba Branca;
1 Tridente macho pequeno (para enfeitar o alguidar);
1 Punhal pequeno (para enfeitar o alguidar);
1 brinquedo de menino pequeno ( carrinho de ferro, bolinhas de gude, etc., o que você gostar mais);
7 bolinhas de ferro ( rolamento) ou sete pedacinhos de perro pequeno;
3 cigarros de palha;
1 Bife de qualquer tipo de carne bovina;
1 cebola grande;
1 pano de 1,50m X 1,00m preto e vermelho;
1 vidro de azeide de dende.

Preparo:

Lavar bem o alguidar com agua, depois de seco lava-lo com pinga e untalo com azeite de dende, fritar o bife no azeite de dende e refogalo com a cebola após colocar o bife e a cebola no fundo do alguidar e completa-lo com o padé.
Colocar o pano no chão, circunda-lo com as velas, colocar o alguidar no centro, enfeita-lo com as moedas as pembas e as pimentas, o tridente e o punhal, as bolinhas de ferro (rolamento) ou os pedacinhos de ferro e ao centro o brinquedinho de menino.
Acender os 3 cigarros de palha e bafora-los na oferenda, um de cada vez, fazendo alusão ao alto, embaixo e ao centro das vibrações do Exu mirim, após deposita-los no alguidar de forma hamonioza.
Após as velas acesas espirar com a boca 3 vezes sobre a oferenda a pinga, circundar a oferença derramando a pinga por forá das velas, e depositar a garrafa dentro do pano do lado esquerdo da oferenda.
colocar os dois pratinhos com doces de forma harmonioza um de cada lado, enfeitar um com os cravos brancos e o outro com cravos vermelhos


Obs. Gerais:

O que for tridente, punhal, espelho bolinhas etc, você tem a opção de retira-los e leva-los para a sua firmeza de esquerda, cuidado com o lixo .Todo material de sua firmeza que você queira energizar poderá ser colocado nesta oferenda e retirado depois ( espadas, punhais, guias, etc).

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DECIMA SEXTA AULA

AULA 16
EXU MIRIM
Em alguns lugares você ouve que este ser morreu numa situação não tão confortável, que morava na rua, que cheirava cola e que virou exu mirim. E em outras casas se fala que é um ser natural que nunca passou pelo processo encarnatório e se apresenta como uma criança.
Aqui acreditamos que é um ser natural, como o erê. Ele pode ser um encantado e por isso, ser um natural.
O ser natural é aquele que naturalmente foi gerado para uma freqüência, e o ser encantado, ele é ligado a um ponto de força da natureza. Por exemplo, a sereia esta ligado ao mar, então ela é uma encantada do mar. O exu natural é exu que esta assentado no lado esquerdo de Deus, esta ligado ao lugar não a um ponto de força. Mas os dois são naturais porque não passam pelo processe de reencarnação.
O que é um encantado? Será que os duendes e gnomos não são exu mirins? Não sei dizer. Mas a lenda diz que existe uma ponte sincretizada por um arco-iris que liga o Elisios à Terra, e o ser que faz esse caminho é um duende, podendo ser o exu mirim.
O exu mirim como a pomba gira e o exu, é um ser especulador. No momento da aparelhagem ele vai exacerbar as qualidades e os defeitos do médium. Mas por que ele não é uma criança? Porque o espírito não tem idade. No caso do exu mirim, há um sincretismo infantil, se apresentando assim para que tenhamos um entendimento do mistério, por isso ele molda assim o seu perispírito. Como no caso do preto velho, que ele não é necessariamente velho. Se um espírito encarnou na nossa realidade em um processo de pobreza, de morar na rua, é uma experiência que ele como espírito tem que passar por algum motivo. E esses processos são geralmente para esgotar. Um exemplo de um ser que desencarnou e não se afinou com nenhum mistério, vagando no ambiente. E hora ele é usado como quiumba por um exu ou por uma pomba gira, mas sempre perdido. Há todo momento, existe um ser que denominamos de exu e pomba gira que vai tentar resgatá-lo. Mas eu como espírito não quero. A lei maior conclui que não adianta mais “bater” nesse espírito porque ele não vai entender dessa forma, mas ele precisa sair desse ciclo vicioso. Precisa esgotar esse sentimento e trazer ele para a realidade. Então, é decidido que ele reencarne novamente e voltará no mesmo processo que ele se encontrava no plano espiritual. Porque na pratica, nada muda por causa da vibração. E se você vem em um processo de muita pobreza, você acaba passando por um processo de renovação, que você ta aprendendo tudo, a comer, a falar, lidar com a sociedade de outra forma porque o seu intimo foi apagado. E então, pelo seu livre arbítrio, você pode se tornar um adulto e sair desse ciclo vicioso ou não. E em alguns procedimentos você desencarna criança porque a fase de esgotamento do ciclo acabou, porque não houve necessidade de você continuar naquele processo. Esta é uma visão kardecista. E por que o exu mirim não pode ser um desses?
Porque a estrutura do outro lado, não tem idade. E é uma estrutura que vai continuar esgotando. Quando você passa para o outro lado e se afina com a esquerda é porque você tem sentimentos e vibrações mentais que ainda existe a necessidade de esgotamento. Então, dificilmente você vai se afinar com uma força de exu mirim, mas sim de exu ou de pomba gira.
Quando você vem pra cá, você vem pré-formatado. Teu espírito esta no corpo físico de mulher, você tem a possibilidade de ser mãe, mas com o seu livre arbítrio, pode ser ou não. Alem das suas afinidades energéticas, como a família, por exemplo.
Quando você passa pelo processo reencarnatório, sua memória é decantada, você aparelha no corpo físico no qual você esta sendo gerado. Você começa a absorver informação a partir do terceiro mês de gestação, podendo ser agradável ou traumática.
Existem relatos, principalmente orientais, de que você tem lembranças das suas vidas passadas até o terceiro ano de vida. E você tem um ser que faz esse contraponto, porque precisa começar a esgotar esse ser, e então o exu mirim começa a interagir.
Para a medicina, o seu caráter, o ser humano que você é, se forma até os sete anos de idade. A partir daí, você vai lapidando o seu caráter. E o exu mirim vai trabalhar nesta fase com você. Você concorda que a pessoa mais capaz de gerenciar a sua fase adulta, é o exu mirim? É especifico deste período. Se ele é esgotador e especulador, o que ele vai especular para tentar esgotar? A partir do seu terceiro mês de gestação até o sétimo ano. Ele vai colocar seus medos para fora até o ponto em que o seu caráter foi formado, até os sete anos.
Se passar dos sete anos, virando um medo crônico, pode-se oferendar primeiramente Ogum, para que ele faça uma ordenação, ponha ordem, direção, e depois para exu mirim para esgotar o medo.
Quando você esta na sua noite porque você se sente perdido, não sabe para que lado vai , o exu mirim é aquele que te ajuda, porque ele é o dono da noite.
A estrutura de criança serve para que no astral? Serve para trazer o equilíbrio energético entre a pomba gira e o exu conosco. Você tem um ser no meio que faz a ponte energética que faz a ligação com esse mundo. E por ser um ser infantil, por si só é um ser renovador. Do lado de cá, quando ele aparelha, por ele se demonstrar um ser infantil e que está na mão esquerda de Deus, ele começa a exacerbar os valores do médium no especificamente no sentimento de renovação.
EXU – EXU MIRIM – POMBA GIRA- POMBA GIRA MIRIM
São seres que se complementam, não se completam. Cada um no seu campo de freqüência, no seu campo de ação.
Como oferendar esses seres para um mesmo problema?
Um problema: trabalho
Característica básica deste quarteto: esgotar, mas cada um na sua freqüência.
Para o exu: esgotar traumas, negatividades com relação ao seu mental, esgotar valores, as barreiras que você colocou, esgotar a falta de autoestima, e este acredito ser o principal. Você está desempregado porque você tem o valor de estar desempregado. Porque muitas vezes “estar desempregado” é status. Aquilo que você recebe das pessoas quando está tudo ruim. Esgotar a preguiça ninguém pede...
Pomba gira: ela usa o tripé Desejo-sexo-geração, então pedir para ela esgotar o que falta para que você tenha desejo de conseguir o emprego. Esgote o dogma que você tem que ser fracassado, porque esse valor seu pode ser milenar, tratando o seu espírito.
Exu é trator e a pomba gira o diesel, sendo que um não funciona sem o outro.
No tripé de pomba gira usamos DESEJO-SEXO-GERAÇÃO, no exu POTENCIA-VITALIDADE, no exu mirim RENOVAÇÃO. A priori, precisamos ser renovados na nossa infância. Então ele vai esgotar traumas do seu processo infantil desta encarnação. Mas você tem também o contraponto que é uma pomba gira mirim, que se assemelha com a pomba gira, mas com o caráter de renovação. Se o exu mirim age no seu mental desta encarnação, a pomba gira mirim vai agir no seu espírito sobre varias encarnações. A pomba gira mirim e o exu mirim vão aonde a pomba gira e o exu não alcançam, indo nos seus maiores traumas. Por isso que em algumas casas mexer com exu mirim é algo tenebroso.
O exu mirim é o dono da noite, da nossa noite. Tudo que esta na minha escuridão, dentro de mim, que fazemos analogia do medo, tudo o que eu tenho medo, da fobia de aranha até a troca de emprego, e isso vai começar a ficar perto de você. E por quê? Porque ele é extremamente generoso fazendo com que você lide com isso. A gente tem um entendimento tão limitado que não entendemos na conversa, mas na pancada. Portanto é o único jeito que ele consegue agir de forma latente, te polarizando energeticamente, sendo considerados psicólogos do astral. Porque o medo precisa ser esgotado, tem uma faceta de medo que é para proteção, mas quando o medo te deixa inseguro, que não se banca e não sai do estado infantil, que apesar de você ter um corpo adulto você é uma criança, esse sentimento precisa ser esgotado.
Os medos também são adquiridos. Como exemplo, um acidente de carro que passei há muitos anos atrás e isso poderia ter trazido um trauma que não veio da infância, mas que eu adquiri neste momento. Então ele vai esgotar isso para que eu volte a dirigir, por exemplo.
O exu mirim trata o seu mental desta encarnação, e a aquilo que não deixa você ser adulto e que vem te acompanhando de outras encarnações é a estrutura de pomba gira mirim que vai tratar, pelo seu poder.
Outra característica do exu mirim é o seu dom da palavra, é um bom comunicador. Para aquela pessoa que tem medo de falar em publico, pode acender vela pra exu mirim, porque isso é medo.
Ele é bom também para embaralhar e desembaralhar situações. Trazer à tona o que está escondido.
Tratar o exu mirim como advogado. O advogado pega um problema, traz para o mundo da Lei, identifica, rotula e defende. O exu mirim pode ser acionado dessa forma no intuito de abrir os caminhos. Se tem alguma energia ou alguém que porventura te impede de caminhar, o exu mirim pode ser o seu advogado. Ele vai negociar com esse ser, mas é um ser espiritual como um exu de outra pessoa que por algum motivo, não gosta de você. Não tem briga, mas uma negociação. No astral, ele te defende, diferente do exu que te guarda.
Que essa estrutura me torne adulto, porque somos infantis para um monte de coisa. O que é se tornar um adulto? Parar de ter medo e ter responsabilidade. Ele apenas se demonstra infantil. E é passivo, precisa ser ativado.
Pomba gira mirim: “eu posso ser feliz trabalhando”. A gente aprendeu há milênios, que trabalho é uma coisa sofrida, que não é prazeroso e que você precisa dele só para comer e se vestir. Mostra para mim um trabalho que me dê prazer, e ter muito dinheiro com isso.
PROBLEMA DE AMOR ENTRE DUAS PESSOAS
Como oferendar esse quadrilátero?
EXU: você pode pedir paciência porque o exu é o dono da paciência. E isto é muito diferente de ser submisso. Pedir para especular e mostrar os pontos que você tem que melhorar com relação ao seu relacionamento, me mostre aonde eu falho. Esgota o meu ultimo relacionamento, tira isso do meu mental.
Pomba gira: sexo bom, e que isso gere condições para que eu tenha um relacionamento feliz, prospero. Pode pedir isso no ato sexual, porque essa força gera dinheiro. Pedir proteção e que ela ampare o ciclo natural. Tudo tem começo meio e fim. Que ela alicerce esse caminhar de forma confortável, esgotando qualquer energia negativa que venha atrapalhar; Cortar vínculos antigos;
Exu mirim: tirar da minha cabeça quando o meu pai chegava em casa bêbado e batia na minha mãe, porque senão eu vou fazer isso com a minha esposa porque aprendi desse jeito. Tirar aquilo que você aprendeu com os seus pais que a vida é difícil, e que relacionamento é difícil, para que o relacionamento seja bom sempre.
Pomba gira mirim: tirar da cabeça que o casamento é um resgate de vidas passadas. Pode até ser, mas agora não é; por que não consigo uma alma para caminhar comigo? Aonde está, dentro do meu espírito, que eu saboto a felicidade?
Pode-se também trabalhar com orixá exu, por exemplo, se você quer entrar na freqüência de oxum, mas não consegue. O orixá exu te esgota para você conseguir entrar na freqüência.
OFERENDA
Exu mirim/ pomba gira mirim
1 padê (farinha de milho amarela e azeite de dendê) dentro do alguidar
7 velas vermelhas bicolores preta e vermelha
7 pimentas dedo de moça
7 moedas correntes
1 copo de pinga com mel ou guaraná ou groselha
1 cigarro de palha (exu mirim)
1 cigarrilha (pomba gira mirim)
1 brinquedo de menino (exu mirim) – simboliza teu elo infantil
1 brinquedo de menina (pomba gira mirim)
Essa oferenda pode ser feita para as duas entidades ou fazer uma para cada um.
O alguidar tanto para ser feito quanto na oferenda ele forma um vórtex, uma estrutura energética crescente.
Depois você utiliza as moedas.
Você pode reutilizar o alguidar e o copo.
Pode colocar outras coisas para incrementar, isso é o básico.
A Umbanda utiliza a magia com um braço. Magia não é religião, é ciência. Se você misturar pós errados, explode, pode te fazer mal. Se você sabe o que você está fazendo, não tem problema algum. Usa a magia, a capacidade de moldar elementos com uma vertente religiosa.

terça-feira, 23 de novembro de 2010


Boa noite pra quem é de boa noite, e benção para quem é de benção..!!!!

Irmãos na Fé novamente através do meu menino venho contar um “causo pro ceis tudo”.

Uns dia atrás fui visitar João, um negro velho que mora “la pras banda do Norte perto da Cachoeira”, sempre vou falar com Seu João, nego sábio, me ensina muito, e faz uma xícara de café igual a ninguém, e vamos falar a verdade uma boa prosa com um bom café ninguém resiste “né”?

Tava um dia maravilhoso, andando pelo caminho eu via os “passarinhu tudo” a cantar nos pés de figo, as laranjeiras marcavam o caminho daquela estrada de terra até a casa do Seu João, e uma brisa leve e fresca benzia meu rosto, folgando minha gravata e abanando o rosto com meu chapéu, vejo lá na frente uns “homi” trabalhando a brindo mais a estrada, logo se via que aquele pedaço “tava mesmo estreito, fazia bom modo um acerto no caminho”.

Chegando mais perto observei o encarregado bebendo água debaixo de uma figueira e “meia dúzia de homi”, de enxada na mão “batendo na terra com força, sem demora ao passar já fui “mangando deles tudo”.

Bom dia aos vida boa....!!!!

Bom dia Mestre Jangada, - responde o encarregado enquanto os outros olhavam de “rabo de olho”para mim e nem responderam.

Tirando um canivete do bolso e apanhando um figo “bem madurinhu”, dei uma boa gargalhada e continuei andando até a casa do Seu João.
Como de costume Seu João “tava sentadinhu”, com as calças enroladas até os joelhos, enfiando seu fumo de corda no velho cachimbo e com um largo sorriso Seu João se levanta e fala comigo:

- Salve Mestre Jangada, perdes a hora mas não o café. - e sorriso me dá aquele abraço “bem gostoso”.
-
Seu João apesar da idade, é um “nego bem forte”, seus abraços e apertos de mão as vezes de tanto carinho dói um pouquinho, e afastando de seu peito e segurando aquelas enormes mãos, sorrindo brinco com João.

- “Vô João, o nego ta ficando enxerido, até estrada nova pra visitá o veio nois vamu te, vou ser obrigado a vir mais tomá Seu Café, Nego Veio...!!!”

Mestre Jangada, aonde tu vistes estrada nova, por estas bandas só vem você, algumas crianças, vivo aqui em companhia dos passarinho e dos Índios, e que eu sabia passarinho e Índio não precisa de estrada, quanto mais nova.

Sem entender relato meu encontro com os trabalhadores da estrada, e sorrindo Seu João me diz:

- Mestre Jangada, as vezes você parece um menino, inocente que da até dó, não tem ninguém lá fazendo ou melhorando a estrada não , o que tem lá são algumas pessoas perdidas, sem rumo, sem saber o que fazer pobres espíritos que levaram muito tempo ainda para entender para que serve a vida, e o que Deus tem preparado para todos nós.


Continuando sem entender, e franzindo minha testa, sento num banquinho que estava na varanda da casa, e espero o que o “nego João” tem a dizer.

Sorrindo e com as mãos na cintura, Seu João sorri para mim e faz um pedido:

- Mestre Jangada, vem comigo, leva a moringa de café, acredito que esta visita irá te fazer muito bem!

Mais que depressa, peguei rápido a moringa e segui o “nego”, pois com certeza conversa com Seu João a gente “num pode perde”, quanto mais uma visita, e andando pela estrada chegamos até aonde estavam os trabalhadores, e mais que depressa todos pararam seus afazeres e sorrindo cumprimentaram seu João.
Seu João com a sua sabedoria olhou para mim e pediu somente com seu velho olhar que eu servisse o café aos trabalhadores,e com seu sorriso começou a prosear com as pessoas”.

- Como vocês estão, “calorzinho bom né gente? Um cafezinho para animar num vai fazer mau não é mesmo? – continuando a sorrir, ele abraça o mais jovem e pergunta – e você menino, forte deste jeito o que faz aqui?

Serio e de cabeça baixa o menino responde:

- Eu estou aqui Vó João, para oportunar a vida daquele encarregado, não agüento o jeito dele, minha vida toda vou importuná-lo, até me pagam mais ou menos aqui , mas não agüento ele não.

Continuando a sorrir Seu João se dirigi ao mais velho, fazendo a mesma pergunta, e sem pestanejar o Senhor responde:

- Eu gosto de vir aqui, as pessoas são boas comigo, e para falar a verdade não suporto mais meus filhos e minha esposa, quanto mais tempo eu ficar aqui melhor para mim.

Continuando a sorrir olha para mais um operário e continua a perguntar, sem “pestanejar” este olha bem nós olhos do Seu João e fala:

- “Nego”, eu velho aqui por que a empresa que da este trabalho para a gente é boa, da até orgulho trabalhar neste lugar, quando a gente conta para os outros trabalhadores das outras companhias por ai, todo mundo fica admirado que eu trabalho aqui, a gente se destaca né “nego”.

Já mais triste, depois de escutar aquilo ele vira para mais um, e continua, este coçando a cabeça e olhando para os pés de Seu João responde:

- Olha seu João, eu venho aqui por que estudei bastante, e as vezes o encarregado falta e eu tomo conta dos outros, isto me da um orgulho que o Senhor nem imagina.

Batendo nas costas deste ultimo e acenando para o encarregado que responde somente com um balançar de queixo, Seu João segura em meu pescoço e pega o rumo de sua casa, e voltando o “nego”começa a falar:

- Observou Mestre Jangada, nenhum deles esta realmente abrindo a estrada, apesar que o resultado seja uma estrada mais larga, o que eles estão fazendo e tentando resolver suas vidas da pior maneira possível, do encarregado aos operários esta faltando a união, esta que agrega e quando focada no mesmo resultado, ultrapassa qualquer barreira, o que irá acontecer ali é que a estrada irá ficar mais larga, mais nenhum operário saberá por que, pois ninguém esta ali para alargar nada e sim esta ali para tentar solucionar suas falências, tratando trabalho com um fardo pesado, difícil de carregar, logo massacrante para quem executa, na verdade Mestre Jangada, nenhum daqueles homens gosta do que faz, fazem o trabalho por que compraram a idéia que se tem que trabalhar para ser alguem, mas somente te digo uma coisa Mestre Jangada, nunca mais esqueça do que viste, e de coração, faça da sua vida o que você mais gosta, pois somente assim você irá se satisfazer, satisfazer quem lhe acompanha e com certeza nunca precisará trabalhar para se tornar um homem de respeito, pois respeito se dá a quem merece e conquista e não para quem se engana.

Olhando bem aos olhos daquele “nego”, beijo suas mão e retruco:

- Vó João, pode deixar que continuarei minha vida tentando fazer sempre tudo com amor, e nunca vou te esquecer por este dia viu, e mais uma coisa, desta vez o café “tava meio amargo”..!!!

Ficamos a noite inteira a “prosear” sobre a vida, e noutra oportunidade eu conto mais sobre as prosas com o Velho João, agora quero somente falar mais uma coisa:

- Alguém quer café?

Amor desejo a todos e reflito os auspícios dos divinos em suas vidas e Boa Noite para quem é de Boa Noite, e Benção para quem é de Benção.


JANGADA

Maria Mulambo


Pomba gira Maria Mulambo
Boa Noite!
Pergunta: como é a família de uma pessoa que reencarnou e que nesta vida tem problema mental?
Pomba gira: uma estrutura que passa pela carne e que tem um procedimento congênito, nós entendemos de duas formas: a primeira é que o espírito veio para cá para descansar, principalmente aqueles que vem com Sindrome de Down, paralisia cerebral, etc. porque são seres abençoados porque neles só existe amor. O contato que você tem com uma pessoa com síndrome de Down é de uma pessoa que só transmite amor. Ela não veio para sofrer. Em alguns momentos o defeito físico dela é um reflexo do perispirito que estava deformado. E o processo encarnatorio serve para esgotar. E quando ela desencarnar, vai ter a chance de ter o seu perispirito melhorado ou curado.
As guardiãs, as pomba giras, são espíritos humanizados, porque eu já passei pelo processo reencarnatório. A outra estrutura é uma qualidade de Deus, não é um espírito humanizado, Mehor yê. É a dona de toda a estrutura que rege a freqüência nossa. Ela potencializa a nossa freqüência para que consigamos nos estabilizar. Ela tem uma função, e nós temos outra.
O sexo em todas as suas vertentes, seja ele de duas pessoas, pessoas do mesmo sexo, é um movimento energético para a geração. Quando você tem essa estrutura alicerçada pelo desejo, você consegue apontar essa energia para o que você quer. Essa é a chave. Se o seu desejo reflete ao amor, ao carinho, algo que congrega, são os espíritos congregadores que vão alicerçar esse ato. Se você faz isso como um desejo deturpado, espíritos que precisam dessa energia irão se aproximar. O desejo aponta, o sexo fabrica o que você quer gerar.
É difícil me ver num corpo masculino? Isso é preconceito...
As formas de se conseguir matéria para que haja o conforto, ela é concebida pela graça (?), a outra se você vai trabalhar de forma magistica, e uma das formas é o ato sexual;
Em algumas estruturas antigas, o procedimento do coito, a ejaculação é cortada para que a energia seja firmada dentro do corpo para que seja apontada para o seu mental. Eu acredito que o sexo pode gerar condições, não acredito que você tenha que conseguir matéria dessa forma, não que não vá conseguir, mas com certeza vai ser melhor se for acompanha da sua glória pessoal. Porque a felicidade não esta no bem, na matéria, mas na caminhada.
O ato mecânico do sexo é para perpetuar a espécie de todos os seres que habitam esse planeta.
O que leva você a ter uma estrutura que no seu desencarne, necessite que seja esgotada te leva a essa necessidade com relação ao desejo, e não ao sexo.
O seu corpo sofreu bilhões de anos de processos evolutivos para tentar montar um órgão em que a cópula é prazerosa.
Para trabalhar o ego e a vaidade de um médium, só tem uma forma que a esquerda faz é demonstrando e (?). a gente mostra o que ela quer e o que ela necessita e com duas formas de energia, da forma dela ou com a minha energia.
O nome “pomba gira” é convenção. Eu não tenho esse nome e meu mistério não tem esse nome. Tem esse nome nessa religião amada que vocês chamam de Umbanda. Em outras religiões não temos esse nome, porque o nosso mistério se demonstra em todas as religiões, sendo de forma ativa, como na Umbanda ou de forma passiva.
Sobre a energia manipulada, trabalhamos em cima desse tripé “sexo, desejo, geração” em cima da qualidade do pai e da mãe que os ampara, que vocês chamam de orixá. E da forma da mão esquerda de Deus, nós esgotamos a estrutura para que você crie o resultado que vocês chamam de (?). Nossa energia é capaz de tirar pedra do caminho, dar essa pedra de presente para vocês para que vocês montem um castelo. Essa é a energia de pomba gira. E essa energia é qualificativa numa forma física pelos pais e pelas mães que nos amparam, com movimentos circulares que acreditamos ser as estruturas aquáticas, movimentos retos nas estruturas aéreas, movimentos helicóides nas estruturas ígneas, e etc.
Pergunta: se eu troco energia com uma pessoa, no ato sexual, eu crio um laço com ela?
Pomba gira: apontando para o desejo, você gera cordões energéticos com todo o ser que possui ectoplasma que você se relaciona. Então aqui, você tem cordão energético ligado com todas as pessoas, só pelo ato de elas escutarem você falar. O que difere esse cordão energético de te fazer bem ou te prejudicar é o intuito do desejo. Nesse momento, com certeza, o cordão energético que se gerou com as pessoas que te escutaram, vai te propiciar coisas confortáveis, porque foi apontado de forma confortável direcionado a uma estrutura que retorna energeticamente a você. E se você for diminuindo essa relação de prazer com a estrutura de relação de homem e mulher, é o exemplo mais fácil de vocês entenderem, o momento que o cordão energético começa a te auxiliar, a bombear energia para até que você consiga bens materiais ou esse cordão energético, ser uma estrutura vampiresca, um dreno, um ralo astral onde tudo o que se coloca, se perde. O cordão vai se fechar com a pessoa que você se relaciona e a responsabilidade é dos dois para trazer benefícios ou malefícios para essa troca energética.
Pergunta: e a traição?
Pomba gira: a traição não é proibida, nada é proibido e sou muito sincera, se há o desejo porque não fazer? Só que você tem que assumir a responsabilidade por portar uma faca de dois gumes. Porque a lamina você aponta para a pessoa que é a que foi traída e a outra vai estar apontada para você. O problema não é a troca energética, mas o que você está refletindo para essa pessoa que supostamente gosta de você. Então, trair não é pecado. O maior pecado dos encarnados é mentir.
Nós temos um pouco de inveja de vocês, porque vocês tem umas oportunidades que a gente não tem. Como eu executo a lei, eu tenho que fazer isso senão eu mudo a minha energia e vocês não. Vocês tem a oportunidade de acordar no dia seguinte e fazer tudo diferente. Como o criador abençoou vocês. E vocês estão preocupados com o vizinho, com o automóvel que vocês não tem. As vezes, vocês cansam.
Pergunta: você já esteve deste lado um dia, e é difícil, a gente não lembra.
Você sabe o que é bom pra você. E é você que tem que saber, não Deus, porque ele te deu livre arbítrio. Não é fácil não ter o livre arbítrio. Vocês tem que aprender a lidar com o espírito de vocês. Porque quando se fala de sexo, o que vem primeiro no pensamento de vocês, é o negativo, eu e todos que vem se manifestar, em qualquer forma religiosa, independente de ser essa Umbanda que vocês falam, aponta sempre para o desejo do espírito. Vocês tem que exacerbar o espírito de vocês. E vocês acham isso impossível, não param para pensar que é possível. Isso não é culpa de vocês, vocês foram treinados para o negativo, mas vocês já estão grandinhos né. Então está na hora de que quando vocês escutarem um procedimento, ou uma palavra, ou algo energético que muitas vezes não é confortável, primeiro pense nisso, não na negativa dizendo que não consegue fazer isso porque não tenho a visão que você tem.
Hoje vocês mais me ajudaram do que eu a vocês. Porque sem isso, não há a possibilidade da minha manifestação, e se eu não tenho quem me escute, eu não me manifesto. E se eu não me manifesto eu não executo a Lei.
Pergunta: sobre quando há a amarração, você sente internamente aquela sensação de não querer fazer mas sou obrigada?
Pomba gira: faço e pronto. O ato em si de tudo que nós fazemos tem que caminhar para a Lei. E a Lei é evolutiva. O ato da amarração tem que ter como resultado final apontado para a Lei. Qual é a forma dela saber que ela esta errada, e parar de fazer isso? Quando ela sentir na pele, e isso vai acontecer até ela se cansar, e o ciclo vai se romper. A gente não se afasta.
Não há exclusividade. Não sou exclusiva deste menino, nós aparelhamos diversos meninos. A família espiritual é grande do lado dos encarnados e dos desencarnados também. Algumas pessoas nos temos um vinculo energético de centena de milhares de encarnações, e numa próxima, pode encarnar num pais bem distante nesta encarnação, fomos afastados, e pode ser que eu alicerce a força feminina tanto no meu menino quanto no outro que esta distante. É errado dizer “minha” pomba gira.
Pergunta: quando eu sei que eu devo ajudar alguém ou quando aquela pessoa tem que passar por isso?
Pomba gira: todo pedido há um envolvimento. Ela precisa decidir o que é bom pra ela porque carregar o fardo dos outros não é humanitário. É louvável um auxilio para um irmão encarnado que precisa de ajuda, mas não resolver o problema. Vocês podem estar atrasando uma estrutura que vocês chamam de karma, trazendo pra você.
Ninguém anda sozinho, existem os espíritos desencarnados que auxiliam com procedimentos energéticos. Todo o caminho energético deve ser apontado para o caminho da Lei, mesmo que seja negativo. Existem classes de espíritos que trabalham de uma forma energética que não é confortável, mas isso é preocupação nossa. Os espíritos que se preocupem com os espíritos. Se me pedir algo que eu tenha a necessidade de fazer que pode prejudicar o irmão, mas que isso tem a ver com a índole do aparelho que eu utilizo, eu executo e normalmente esses trabalhos não são executados sozinho. Os espíritos que nos acompanham muitas vezes são almas que muitas vezes não estão nem sabendo que fizeram a sua passagem, estão sendo tratados no nosso mistério para que elas agreguem no nosso mistério, esses seres energeticamente são utilizados.
Não quero deixar vocês assustados mas vocês focam apenas no negativo.
A faculdade mediúnica que foi determinada do outro lado para vocês fazerem procedimentos aqui para ser a porta, o portal vivo energético onde há a comunicação. A cobrança existe. A primeira coisa que eu cobro do meu menino que ele seja uma boa pessoa não só quando ele esta aqui. Eu cobro ele fidelidade a mim e os ensinamentos que eu passo. Essa é a minha cobrança que muitas vezes ele traduz como perturbação.
Imagina se você morar dentro de uma piscina. Só que ao invés de ter água dentro da piscina, a água esta do lado de fora. As paredes somos nós e você, pelo seu livre arbítrio, não nos quiser, nós nos afastamos, e a água vai invadir. E aí vocês vão me dizer se essa água é boa ou ruim. Então não existe penalização, existe literalmente o que você deseja. Então se você não nos quer mais...mas a cobrança é para se ter uma pessoa melhor. Para que você passe essa encarnação num processo evolutivo. O trauma ocorrido na sua família, são traduções errôneas em cima de um mistério e a pessoa tenta traduzir como uma coisa negativa.
Pergunta: o que é exacerbar o que o espírito deseja?
Isso que estamos fazendo agora foi o combinado com vocês. Tem uma outra estrutura que aparelha esse menino que vai explicar melhor isso.
O que é bom pra você, só você sabe. E aonde esta isso? Não esta no seu mental porque no seu mental você tem passagens desta encarnação. Esta dentro do seu espírito. E seguir o seu espírito. E a chave para que isso funcione é não se preocupar em momento nenhum. É só fazer. Faz e pronto. Se você se preocupa se vai dar certo ou vai dar errado, você colocou na negativa da energia. E essa energia que você esta usando para negativar com a tua preocupação, você poderia estar usando como mola propulsora. O grande segredo da vida é andar de chinelo.
A coisa é simples. Vocês realmente acreditam que eu preciso disso (oferenda). Vocês que precisam. Você me dando ferramentas para eu trabalhar, mas executória vou ser. O ato de oferendar é o ato de se arrebatar à Deus. E Deus está no espírito, que está dentro de vocês.
Ficamos bem contentes de falar com vocês, porque é a chance da gente quebrar esse paradigma de deturpação, de momentos não confortáveis.
Para nós deste lado, não existe mais ou menos importante. Tudo tem o mesmo peso e a mesma medida. O que não achamos confortável é vocês se preocuparem com o problema que não é de vocês. Mas como você pode ajudar uma pessoa se você não se mantém de pé? Isso é egoísmo porque você esta nublando o problema que você tem trazendo essa responsabilidade para você. Então para nós se você pedir um grão de areia ou um colar de brilhante, para mim é a mesma coisa. Eu vou estar dando energia para você. Obrigada a oportunidade e pela sinceridade de vocês. A idéia não é ser show, a idéia era dar informação.
Boa Noite!

DECIMA QUINTA AULA

Resumo da Decima Quinta Aula

Pomba-Gira

Banho de mediunidade para te dar condições de uma incorporação mais confortável: folha de mamona, casca de jurema, sálvia, anis estrelado, manjericão, folha de cenoura, rosa branca; qualquer horário; sempre da cabeça para baixo;
Duração do efeito do banho: 8 horas;
As ervas frescas deverão ser maceradas em um pouco de água fria, depois junta com a erva seca com a água quente. Deixar uma hora descansando, pode acender vela ou não, e depois coar, e tomar o banho.
Depois você pode secar as ervas que você usou para o banho e fazer a defumação. Ou jogar no lixo;
POMBA GIRA
Amarração
São laços energéticos de um espírito com o espírito de outra pessoa de forma não natural. Não age no mental. Agindo no espírito. Todas as pomba giras sabem fazer isso.
AGENTE DO KARMA
Existem as pessoas que fazem essas amarrações, mexendo com essa estrutura. E a pomba gira sabe que atuando dessa forma, ela vai ser prejudicada junto com o médium e com quem pediu. Só que ela é uma estrutura passiva e vai especular os valores do médium, porque se o médium não tiver essa índole, ela não faz.
Se você é uma pessoa que mexe com essa energia a muitas encarnações, a pomba gira tem que te esgotar essa sua aptidão, porque vão ter problemas novamente. Ela começa a agir como acelerador do seu karma, criando muitos impecilhos até essa pessoa parar.
DONA DO ABISMO
Ela é a dona do seu abismo. Ele consegue ir no seu profundo para te esgotar. São as suas falências, relações deturpadas, com relação ao tripé que ela lida GERACÃO/ SEXO / DESEJO, ficando dentro das suas entranhas.
A gente não sabe o que é sexo.
Sexo é uma usina geradora de energia, em que dois corpos cheios de energia se unam para bombear mais energia no ato sexual. A pessoa que faz isso de forma exacerbada, gerando muita energia, ou é disperdiçada ou é usada de forma ruim. Essa pessoa que faz bastante sexo também precisa ser esgotada. Se você faz só uma das coisas do tripé, começa a haver falência. Faz sexo, com o intuito de desejo para ter geração.
POR QUE TEM UMA QUE É A PRIMEIRA?
No mínimo, você tem 14 pombas giras, que podem aparelhar ou não. Algumas são ativas e outras ficam passivas te amparando. Tem uma que é a primeira porque ela neste momento, nesta encarnação, ela é a energia mais capaz de fazer o esgotamento e o filtro entre o seu espírito e o seu mental.
O pai e mãe de cabeça quem esgota é o exu porque são ligados diretamente ao seu mental, responsáveis por esta encarnação. A pomba gira esta ligada ao espírito.
POMBA GIRA VELHA
Primeira coisa: espírito não tem idade, quem tem é o corpo físico. E por que então ela é denominada de “velha”?
O espírito não tem idade e não tem sexo. Ex: eu desencarnei e me aproximei à força de pomba gira. Eu virei uma pomba gira. Eu fui trabalhando nesse mistério até chegar num ponto que eu esgotei a minha função no grau pomba gira. A partir daqui eu posso caminhar no lado direito da mão de Deus galgando outras estruturas espirituais: marinheiro, boiadeiro, etc. até caboclo, ou me dão a opção de envelhecer no mistério, e se isso acontece, eu não tenho mais a necessidade de reencarnar. Pode até reencarnar, mas é muito raro.
OFERENDA
1 Alguidar pequeno com padê (farinha de milho amarela) que pode ser feito de 3 formas: com azeite de dendê (axé vermelho), mel (congregação)ou com água (condutor universal). Você escolhe pelo o que você vai pedir;
7 pimentas dedo de moça;
7 moedas douradas
7 velas vermelhas em volta;
1 taça e um espumante de preferência vermelho;
Algum tabaco;
Espelho no meio do padê (instrumento magístico para que a energia volte para você; tem também a característica reveladora, refletir o que você é).
Pelo menos 1 rosa vermelha;
Pode usar também uma tesoura aberta em algum lugar da oferenda;
Você pode oferendar a pomba gira em qualquer lugar.
Pede pra ela te mostrar o que você esta errando, o seu abismo.

domingo, 21 de novembro de 2010

DECIMA QUARTA AULA

RESUMO DECIMA QUARTA AULA
POMBA GIRA
Nas escolas antigas usava-se o termo exu e “exu mulher” para a pomba gira. Eu sou contra isso porque com essa denominação fica como se fosse o mesmo mistério, como caboclo e cabocla, baiano e baiana, etc, e não é, a pomba gira é um outro mistério. Eu acredito que esse conceito foi colocado no inicio do século xx, década de 30 ou 40, porque não se sabia o que era. Somos contra no bom sentido, mas pela lógica, não são o mesmo mistério.
O espírito em si, a essência em si não tem sexo. No lado de cá de forma energetica se materializou fisicamente, independente da sua aptidão sexual, você se adapta ao sexo de forma energertica, e acreditamos que do outro lado é da mesma forma. Seu perispirito se molda de forma energética, porque temos uma visão imediatista da Umbanda, e acreditamos que não é dessa forma. Acreditamos que se foi homem na ultima encarnação, na hora do deslocamento você vai ser homem do outro lado, a chance existe, mas não é essa lógica. A afinidade é de forma energética. Não existe essa lógica do outro lado, e se deslocar para o mistério pomba gira, não tem a ver com o sexo do encarnado, apesar de ela mexer com o sexo do encarnado. Você pode desencarnar mulher e colar um grau de exu, e o homem que desencarnou, colar um grau de pomba gira. Do outro lado, a realidade é outra.
SEXO
Sobre sexo, sexo não é putaria. Isso não remete a prostituição, a vadiagem, não é promiscuo, sexo é sexo. Sexo tem uma afinidade muito grande com o elemento pomba gira. Por que?
Sexo é bom porque perpetua a espécie, sendo essa a sua função mecânica. E o corpo se adaptou de uma certa forma que isso dá prazer, e pelo prazer você perpetua a espécie.
Por dar prazer, remete à sentimento, e quando o sexo cai na escala do sentir, começamos a deturpar porque começamos a usar o sexo de uma forma desconfortável, como por exemplo, de forma exploratória do ser humano, etc. Tem uma passagem do filme do Chico Xavier, quando ele está no Pinga Fogo, que ele diz que a visão, o tato, o paladar remetem à Deus, por que o sexo remete às trevas?
Se pomba gira é intimamente ligada a essa estrutura, e ela começa a expandir isso em forma de sentimento e de forma lógica, essa estrutura é intimamente responsável por essas duas proposições, desejo e geração (gerar em todos os sentidos)? Ela é responsável por essa dualidade que inclui sexo, e não se fala sobre isso, principalmente dentro de um templo. Ela gera tudo na nossa vida, inclusive o sexo.
A pomba gira foi mal utilizada todos esses anos na Umbanda por que? Toda estrutura de esquerda é especuladora, especulando o médium no desejo e geração. E o sexo esta incluído. E vocês concordam que o sexo é um dos sete sentidos da vida mais confuso dentro da gente?
Vocês acham que os espíritos fazem sexo? Estamos falando de espíritos humanizados, tudo que tem lá existe aqui e vice versa. Eles praticam sexo.
Quando falamos de sexo, vem primeiramente duas coisas na cabeça, o ato mecânico, e a promiscuidade, mas o sexo na sua essência a gente não sabe bem o que é.
Exacerbar o chacra básico, energiza-lo, exarcerbar a geração.
E a pomba gira veio ensinar sobre esse sentido da vida, e se a gente souber exercitar essa ferramenta energética, você consegue fazer isso de forma adequada e relacionado aos sete sentidos da vida.
O exu atua na esquerda numa função mais esgotadora e estrutura de guarda sobre o que a pomba gira atua e é dona (do seu espírito). Não esquecendo que ela trabalha com o seu espírito, e ele, com a matéria.
GERAÇAO
A pomba gira está ligada no sentido pratico e físico do processo, e Iemanjá no sentido universal, na criação de tudo.
A pomba gira trabalha com o desejo e com a geração nos sete sentidos da vida.
Rebobinando a fita, imagina como foi um homem aparelhando uma pomba gira, sendo especulado no sentido de desejo e geração nos sete sentidos da vida, incluindo o sexual. Imagina se ele fosse homossexual que na época, não se assumia. A forma que ela vem não é vulgar, a forma como ela se movimenta, sua forma delicada de falar com as pessoas, sua delicadeza, são também, exacerbando o médium.
O orixá dança para espalhar a energia dele no ambiente, e a pomba gira também, espalhando a sua energia, de desejo e de geração.
AMARRAÇÃO
Ela tem outra característica que é de amarração. Ele consegue fazer uma união energética, somando. Se ela é capaz de gerar, é capaz de somar energeticamente, amarrando duas estruturas energéticas.
Lembram que falamos de exu ser agente do carma, acelerando alguns processos? A pomba gira também faz isso, sabendo que ela vai ter problemas na medida que executa esse tipo de trabalho. Mas ela faz isso até que a pessoa melhore, porque ninguém que faça isso tem uma vida amorosa confortável. Portanto, a pomba gira está acelerando seu processo carmático.
Se ela tem esse poder de amarrar, como usar isso de forma positiva?
Você pode pedir para a pomba gira amarrar você com a fé, com o amor próprio.
Exemplo: você tem uma empresa, e você precisa de um funcionário que precisa ter certas qualidades para uma função especifica. Pede para a pomba gira atuar nesse sentido, trazendo essa pessoa com essas qualificações.
Quando eu uso Oxala e quando uso pomba gira? Para atrair cliente para o meu estabelecimento eu usaria Oxala e para atrair “o profissional”, pediria para a pomba gira. Mas as estruturas sempre se solapam.
A pomba gira é mais focada. Pra uma forma mais geral, ampla, você pede pra Oxala.
A estrutura é inteligente e vamos supor que eu fale para a pomba gira que eu estou com problema de relacionamento com a minha filha, eu posso pedir pra traze-la mais perto de mim, para que me entenda melhor. Com isso, a pomba gira vai entrar no meu mental e no mental da minha filha e vai começar a observar se isso é o mais correto. As vezes o afastamento é a melhor forma para que os dois evoluam. Ela vai começar a alinhar os sete sentidos da minha vida e da minha filha para termos compreensão do que está acontecendo. Acredito que esse é o mecanismo que ela trabalha.
E se pedir pra minha filha fique perto de mim de qualquer jeito?
Se você vier falar isso aqui nesta casa, você vai ouvir: isso eu não faço! Posso te dar discernimento, desejo, posso gerar condições, mas fazer esse vinculo energético, eu não faço.
Ela não deveria fazer isso também com uma amarração de amor?
São casos diferentes porque ela se envolve no processo, e o médium. No caso de uma “mãe de poste”, e que esse trabalho é habitual, ela executa. A pomba gira tem que esgotar ela e quem se aproxima, como função. E acredito que ela busque encarnados que também procurariam esse tipo de trabalho.
Mas se você como médium, mesmo sabendo que no terreiro que você se encontra não faz amarração e mesmo assim aceita esse tipo de trabalho, significa que você, médium, acredita nesse tipo de trabalho.
Nós temos uma visão horizontal da vida e as entidades, vertical. Então, a pomba gira consegue ver quais os links energéticos que você tem. Acredito que 90% dos processos, elas executam o corte disso mas sem a necessidade de verbalizar. E não verbaliza porque transforma a religião numa janela de cortiço, porque ficam falando da vida dos outros. A gente ta dentro de uma igreja para rezar. E na Umbanda, por acaso, você consegue ter a comunicação com a entidade, mas isso vai de acordo com a sua necessidade. A Umbanda as vezes esquece de mostrar as pessoas que precisam fazer a parte delas. A religião é um processo facilitador, vai mexer no seu mental, vai te dar condições para que você atraia isso para você, mas se você não fizer a sua parte, não acontece.
Kimbanda é uma estrutura que cultua o exu, não é uma religião. Eles tem uma visão bem nagô ioruba, mostrando uma estrutura extremamente positiva, prospera, benevolente. E geralmente o kibandeiro é um cara que trabalha sozinho. Aqui existe o corte. Mas é muito diferente do que entendemos desse corte. Porque os católicos fazem corte todos os anos, é cultural. Eu acredito que não preciso desse vinculo energético para acionar essa força.
Mostrando que sexo não é de forma alguma, uma coisa ruim. Tanto é que tem rituais que usam o ato mecânico como ato magistico.
Quando se quer gerar, pra quem acende a vela?
Depende do que você quer gerar. Pensa que no resultado final, você consegue o que você quer, tanto pra Iemanjá, quanto para a pomba gira porque o que vale é o seu mental. Se você pede simplesmente, um emprego, fica muito solto, e ai aparece qualquer emprego. Quando você que gere algo no seu mental, no sentido de concepção, para te dar condições para que você consiga algo, acredito que seja para Iemanjá porque ela vai te alinhar num todo. Agora, se você quer esgotar um sentimento seu. Ex: você é um engenheiro, mas todos os empregos que você consegue, você não tem estabilidade. Pede então para a pomba gira gerar condições para que o novo emprego aconteça e que esgote o perfil que eu tenho que me atrapalha para eu ter a continuidade no meu trabalho.
Vocês concordam que com a característica esgotadora das estruturas assentadas ao lado esquerdo, e exacerbar o que você tem de bom e de ruim, você começa a por pra fora os seus valores. Sempre pensem nisso quando forem passar com uma pomba gira. Até onde é o valor do médium, e até onde isso é real para que você tenha controle da situação.
Vamos supor que eu fiz um trabalho pra X. Qual a real necessidade da pomba gira aparelhada no médium Y, falar isso pra X? Comecem a pensar sobre isso.
Não há necessidade. E por que isso acontece, se falar? Porque com certeza, a pomba gira do médium Y, vai ver o tamanho do problema e vai resolver. As vezes só pede pra acender uma vela ou qualquer coisa do tipo. Porque quando você fala pro consulente, você esta aumentando o problema que essa pessoa tem. Ela sai do centro com mais problemas. Isso é muito serio.
FERRAMENTAS DE TRABALHO
Outra coisa interessante da pomba gira são os objetos de trabalho. Tanto exu e pomba gira é tripolar. Por isso que o tridente é uma ferramenta que se demonstra para essas estruturas. O que é isso? É uma estrutura que consegue navegar no alto, no meio e embaixo, nos três níveis da criação.
Outro instrumento usado por ela simbolicamente é a tesoura. No assentamento da pomba gira, geralmente tem tesoura, para simbolizar o processo de corte, porque do mesmo jeito que ela amarra, ela desamarra. É muito comum numa guia de pomba gira ter uma tesourinha. Mas existe também a navalha, punhal, espada.
Ela deve ser do trono da Lei.
Pelo nome também você consegue saber a linhagem dela.
Quando fizemos uma pequena oferenda para a pomba gira usamos alguns materiais com o significado especifico para aquele trabalho, que era um cálice, simbolizando o útero feminino e o punhal simbolizando o falo masculino. Eu queria que fosse um start para começar a lidar com essa energia.
Nomes:
Maria Molambo
Maria: sempre se remete às mães.
Molambo: molambento, rasgado, remete a Omulu.
Maria Padilha: vem da Europa, na Espanha. Acredito que tem a ver com a estrutura de Lei.
A pomba gira não tem ligação com a nossa coroa. Porque ela se liga ao seu espírito, sua essência. Se liga indiretamente.

DECIMA TERCEIRA AULA

RESUMO 13ª. AULA
EXU
Banho de erva (principalmente para limpeza)
Casca de alho, casca de cebola, dandá ou pinhão roxo
É interessante tomar esse banho à noite, porque pode dar uma euforia e depois uma moleza.
Quantidade: um punhado da sua mão;
Algumas características do médium e a especulação do exu:
Um médium soberbo vai ter um exu prepotente, vai colocar isso para fora.
Um médium tímido vai ter um exu circunspecto;
Um médium briguento vai ter um exu encrenqueiro;
Um médium conquistador vai ter um exu conquistador;
Um médium invejoso vai ter um exu egoísta;
Um médium infiel vai ter um exu falso;
Um médium mandão vai ter um exu soberbo;
Não é que o exu é galanteador, soberbo, infiel, mas mostrando que o médium é, e pondo para fora o que ele precisa cuidar.
Isso é para vocês identificarem não o exu do vizinho, mas o problema que vocês tem. E isso aparece como sentimento. Já incorporaram um exu e começaram a sentir ira? É você que esta assim.
Para coisas positivas, também vale:
Médium generoso vai ter um exu interessado;
Médium bondoso, um exu discreto;
Médium caridoso, um exu desinteressado;
Médium fiel, um exu leal;
Médium trabalhador, um exu compenetrado;
Médium correto; um exu vigilante;
Mas para que o exu vai exacerbar uma característica boa?
Ele está ensinando para você o que é humildade. As pessoas tem uma idéia de que humildade é você ser o coitadinho, que quanto mais ele abaixa a cabeça, melhor é, isso não é humildade. O exu exacerbar uma qualidade sua, ele quer que você entenda que quando você é bom em uma coisa, explore aquilo, e isso é sinal de humildade, entender o que você veio fazer aqui. O exu vai te ensinar a ser humilde.
Pedra de exu: laterita vermelha; turmalina preta, ônix,
Cor da vela: preta (absorvedor energético);
A estrutura de esquerda é passiva, por isso tem a necessidade de ser ativada. E por ser a nossa religião a Umbanda ritualística, não fazemos isso através de oferendas. O exu é passivo porque ele é o agente do carma, ser o acelerador dos processos carmáticos.
Uma forma de ativação: um triângulo
Exu
eu
Exu mirim pomba gira
Em cada um uma vela, uma bebida, e um tabaco. Coloca uma pemba e une como um triângulo mesmo. Isso ativa a proteção da sua esquerda. A vela branca no meio significa “eu”, portanto é proteção para mim e para todos que dependem de mim, etc.
Se for uma oferenda, você se preocupa se vai ser dentro ou fora de casa. E isso você pode também fazer com o cigarro ou charuto, colocando a ponta virada para dentro ou para fora de oferenda. Uma entrega possui um campo energético que você o delimita com vela, pinga, com o alguidar, etc. Colocar o charuto com a brasa para dentro ou para fora, você esta interagindo dentro do campo com a queima das ervas para fora ou para dentro. Eles passam que tudo tem ectoplasma que eles não conseguem criar, então utilizam esse ectoplasma para reverter para a gente.
Oferenda básica
1 alguidar pequeno (forma um vórtex natural)
Farinha de milho, pode ser de rosca;
7 moedas correntes;
1 charuto (que você consumiria, e que caiba no seu bolso);
1 garrafa de pinga ou outra bebida
7 pimentas dedo de moça
7 velas pretas
Azeite de dendê
Complementos: morim preto 1,00 x 0,50
7 cravos vermelhos
1 tipo de carne (no açougue e pede um bife de dois dedos, colocando no fundo do alguidar, depois coloca a farinha em cima; axé do sangue e simbolismo da sua carne. Se for uma doença, pode ser um pedaço do mesmo local que está doente, exemplo: se há um problema cardíaco, coloca um coração). Se não quiser, não colocar.
1 fita preta (dar junção, pode ser amarrado na garrafa ou no alguidar, faz um pedido mental)
Molho de pimenta (axé ígneo na força vegetal); quando você tem o vegetal, você já tem Oxossi e Obá, ligado ao plano do conhecimento e na expansão. Especificamente sobre as flores, elas remetem ao seu chacra cardíaco, (de dar a flor a quem gosta)
Mel (axé animal/ coco de abelha) abelha é do orixá Omulu no sentido de polinizar, pó; a polinização não é a vida em si, é o start para que se faça a vida ainda, se vai germinar ou não...é o terreno que vai dizer. Obaluaye já seria o fruto.
Ou você pergunta para ele o que é melhor. Oferendar em qualquer ponto de força porque ele vibra nos 360º da criação. Encruzilhada não é ponto de força de exu, mas é de Ogum. Se você não sabe que exu é, você entrega onde ficar mais fácil. Se for exu veludo, entrega na cachoeira.
Toda a vez que for fazer uma oferenda externa, acende uma vela para o guardião do ponto de força pedindo licença, e é interessante também fazer com a coroa coberta.
Preparo:
Punhado da farinha joga em um pote vazio, coloca o azeite de dendê até ficar uma farofa molhada, em ponto de bolinho. Esse padê você coloca até o nível da borda, deixando-o reto. Depois, dentro do pade, você vai intercalar as moedas com as pimentas dedo de moça. Coloque em volta 7 velas pretas. Garrafa de pinga, tira o rótulo e abre a garrafa, e depois delimita o espaço com pinga, e a garrafa fica dentro. O charuto você acende, bafora na oferenda. Para quem não fuma, acende um isqueiro ou com uma vela, põe na vela e assopra. E depois o coloca no alguidar. Não esquecendo que tem que ficar bonito para você porque essa oferenda é para você.
Tudo o que você for usar para um trabalho, que você comprou, deve ser lavado para que possa ser usado para o divino. Tirando do profano e colocando para o sagrado, até as velas, mesmo passando um pano úmido.
Sobre o sangue o simbolismo dele é que na tradição nagô-ioruba, o sangue é uma seiva sagrada que circula no seu corpo, é a vida. Os judeus também faziam um ritual com sangue, com axé animal.
Nós temos apoio na Constituição que a gente pode ter a nossa fé coloca em pratica, só que, você acender uma vela na rua e deixá-la acesa, é crime ambiental. Você pode ser preso. Então, não deixe lixo, resíduo.

POMBA GIRA
É um mistério que está pouco aberto. É muito comum você escutar de um exu que a dona da estrutura é a pomba gira, o exu não é dono de nada. Exu guarda o que pomba gira é dona.
É um dos pilares sustentadores da Umbanda. Hoje o que temos sobre pomba gira é muito raro, tem pouco material sobre ela.
A pomba gira é um espírito humanizado.
Espírito tem sexo? Não. Por que então, depois da passagem, você passa por alguns processos que você apega ou se recoloca a uma força, se afiniza a uma força e a pomba gira se apresenta como uma figura feminina e o exu como uma figura masculina. Mas espírito não tem sexo. E também não quer dizer que se virou exu é porque foi um homem na ultima encarnação, e se virou pomba gira é porque foi mulher na ultima encarnação. Não é essa a linha de raciocínio.
E ainda se tem essa analogia sobre essa estrutura ser vulgar.
Linhas horizontais: espíritos de meio
Linha vertical acima do ponto zero: orixás
Linha vertical abaixo do ponto zero: Tronos reversos
A pomba gira é uma estrutura que está assentada ao lado esquerdo do Orixá. Toda estrutura de esquerda, seja ela exu mirim, exu, pomba gira ela tem duas estruturas primárias: são absorvedoras e especuladoras;
Mas qual é a responsabilidade de exu e de pomba gira?
Exemplo: um homem com 7 corpos astrais; com a sua estrutura energética de guarda, independente dela ser médium.
Essa pessoa encarnada é provida de espírito (como o exu e a pomba gira). Alem disso há o mental, que grava as informações desta encarnação. O espírito tem gravado as informações de todas as encarnações. Mas esta informação está decantada e o nosso mental não tem a chave para essas informações.
Alem do corpo físico, nós temos o corpo espiritual que é como se fosse uma cebola. Composto basicamente de 7 corpos. Estes corpos existem enquanto o ser está encarnado. Quando ele desencarna, esses corpos são substituídos por um invólucro chamado de perispírito.
Exu guarda o que? E a pomba gira?
Eu vou passar uma teoria que foi passada e achei bem interessante e gostaria que vocês pesquisassem sobre o assunto.
O exu é uma estrutura de guarda esgotadora e especulativa que está caminhando com você nesta sua encarnação. Ele guarda e esgota o 7 corpos e o seu mental porque o seu mental é responsável pela freqüência energética dos seus 7 corpos espirituais. Quando a freqüência do seu mental muda, a sua energia muda, a energia dos seus chacras muda. O que você atrai para perto de você muda, o que você joga para fora de você muda. O teu mental é o controlador dessas estruturas. O teu mental tenta controlar o teu espírito, mas ele não consegue. Então, o exu vai especular as características do que tem nos 7 corpos e vai explorar e esgotar e colocar para fora o que está de errado no seu mental.
A pomba gira faz literalmente a mesma coisa só que com o seu espírito. Por isso há a alusão de exu guarda o que a pomba gira é dona. A estrutura matriz principal da religião é feminina, a estrutura geradora é feminina, um dos principais pilares da nossa religião. Ela foi vulgarizada. Na ação, ela é complementar nesse sentido. Uma força não vive sem a outra. Enquanto exu é força, a pomba gira é desejo. Imagina um trator forte que pode carregar 200 toneladas, mas se ele não tiver diesel, não anda. Exu é o trator e a pomba gira é o impulso. São energias que se complementam, não existe sem a outra. Se a espiritualidade não tem sexualidade, fica difícil mexer apenas com as características masculinas e femininas.
Tem outra teoria que diz que as incumbências de exu e pomba gira são as mesmas só que uma com características feminino e outra de características masculina, uma com estrutura de força e a outra com estrutura de desejo.
Aluno: o que significa não ter livre arbítrio? Seu Tranca Ruas falou que não tem. A pomba gira também não tem?
Não é que o exu e a pomba gira não tem livre arbítrio. Para você colar o grau exu ou pomba gira, você tem que ser um executor da lei. Se você não é um executor da lei, você não é um exu e não é uma pomba gira. Usando um exemplo de encarnados: se você nasce mulher, você é capaz de dar a luz. Você tem o livre arbítrio de querer fazer isso ou não. E para você ser mãe, você tem que dar a luz. Para você ser, você tem que executar.

DECIMA SEGUNDA AULA

RESUMO 12ª. AULA
EXU
Quando Olorum criou o mundo, criou os nossos espíritos, humanizados, encantados, naturais, etc. No momento da geração do nosso espírito, você foi fatorado por um Orixá há bilhões de anos. Esse Orixá (ancestre) te acompanha desde esse tempo e te acompanhará pelo resto da eternidade. E ele é ligado ao seu Exu Guardião.
O Exu Natural é ligado ao seu Orixá de Frente. Ele nunca encarnou e ele não aparelha, tem outra função. Imagina uma estrutura natural que chamaremos como exemplo “esfera x” onde fica o reino dos exus. Existem nesse local, seres que habitam e administram esse local. E há também os humanizados que encarnam, entram e saem dentro dessa freqüência. Como nós, por exemplo, que não tenho duvida que em algum momento passamos pelo processo de exunização. E há pessoas naturais assentadas nessa esfera que administram esse processo, que são seres que habitam e que são naturais daquele lugar. Então, na sua coroa, esse ser natural faz a ponte entre o seu exu de trabalho e você. A culpa do exu dar risada é desse ser natural, porque ele dá vitalidade ao teu exu de trabalho, acertando o seu aparelho. Esse ser tem nome, só que como ele não aparelha, ele não tem a chance de falar o nome. Mas um outro exu pode falar para você, mas é muito pessoal.
Onde acender a vela para exu?
Exu usa vela preta, porque essa cor é absorvedor natural de energia. E exu é um ser absorvedor por característica.
Faça a seguinte analogia: se você acender a vela dentro de casa, você ta agindo com a energia de exu de dentro de você para fora. Se você acende fora de casa, você está acionando a força de exu de fora para dentro. A área de serviço para mim é fora de casa. Então, depende do seu intuito energético, o local que você vai acender a vela. Ex. você tem uma característica sua que você precisa que seja esgotada, portanto, a energia tem que agir de dentro de você para fora. Mas se você quer uma proteção energética de algo que vem de fora da minha casa, então eu coloco de fora para dentro.
O exu de trabalho é especulador, colocando todo o seu lado ruim para fora. Porque ele é sempre mal visto e temido? Porque as pessoas põem tudo o que tem para fora, então não é o exu que é daquele jeito, é o médium.
Uma das características de exu é ser “agente do carma”. Como exemplo quem faz amarração. Essa pessoa que amarra, utiliza a estrutura de exu para que unir duas pessoas energeticamente de forma não natural. Isso acaba desde aquele que pediu, aquela que fez, e o próprio exu. O exu é passivo, não te defende se você não o ativá-lo. Ele precisa ser ativado constantemente. Não faz nada por inércia. O exu, vai agir com “agente do carma”, acelerando o processo o mais rápido possível para que aquele que executou, saia dessa freqüência porque sabe que ele vai ser danificado também. Então, o exu esgota rapidamente essa pessoa fazendo até com que ela vire pentecostal e não tenha mais nenhum tipo de manuseio energético.
O exu na verdade ele não bebe, manipula a bebida. Você tem algumas potencias dentro de uma bebida. Seria a potencia etílica, com potência mais forte ou mais fraca. Alem disso, há as ervas que fundamentam e colorem a bebida. No uísque tem o malte, a coloração amarelada. Os exus que manipulam pinga, manipulam também a cana de açúcar. Tem exu que bebe cerveja, fermenta. O conhaque já é derivado da uva.

DECIMA PRIMEIRA AULA

RESUMO DECIMA PRIMEIRA. AULA
CEMITÉRIO
O cemitério é o único ponto de força dos Orixás criado pelo homem. E usamos para o depósito carnal da estrutura que fica aqui. Existem os Orixás que vibram lá que seriam fortemente Obaluayê e Omulu, Yansã das Almas, Ogum Megê, e falanges de exu. Sobre demanda, carga, acreditamos que o maior medo que temos do cemitério, tem relação com uma crença judaico cristã, como aquela vó que não deixava você entrar em casa com o sapato que você veio do cemitério, etc. eu não acredito que posso ser um campo de força que faz mal. É como ir à cachoeira. Como é um ponto de força, tem toda uma estrutura de esquerda que faz a guarda, e tem espíritos que convivem naquele lugar alicerçando a guarda, a doutrina e etc.
EXU
É um espírito humanizado, um ser que se afinou com o mistério exu. O orixá exu a Umbanda tem a noção, mas não tem culto próprio.
Os exus se remetem à todos os pontos de força, e em um cemitério é aquilo fisicamente que vemos, mas no astral é diferente, é aquilo e muito mais.
A palavra exu, sua tradução mais próxima do nagô-orubá para o português é “esfera”. Porque atinge os 360º da criação, portanto você pode oferendar exu em qualquer ponto de força. Tem a principal característica é de ser absorvedor. Além disso, ele é especulador.
A umbanda tem estruturas ritualísticas, e remetemos esses rituais para estruturas físicas, que damos o nome de oferenda. O exu se utiliza de fumo, de álcool, etc. Mas precisa ficar claro que exu não bebe, não fuma, que tem dependência química. Ele utiliza esses instrumentos como ferramentas para ter acesso ao médium e ao consulente.
Quando o exu aparelha, ele começa a especular o médium, como primeira coisa. Ele coloca tudo para fora. Você vê o médium tomando uma garrafa de pinga, fumando muito. Mas pode ter duas explicações: uma que o médium aprendeu que o certo é daquele jeito e tem como espelho e faz como osmose. E a segunda explicação, é como se o exu estivesse dizendo: esse aparelho que eu estou tem problema com bebida, precisa beber para falar, tem dependência química. Ou falar muito palavrão, porque o exu não é assim, não é mal educado. Por isso também, o que se fala muito hoje de pomba gira, porque esta também é especuladora. Por isso que em algumas casas tem medo de usar essa estrutura. Porque, em algum momento, deu algum problema com a pomba gira que remete a apetidao sexual do ser. O médium tem medo de incorporar a pomba gira porque ele tem medo que isso arranhe sua masculinidade. Mas não esquecendo que nenhuma estrutura divina é responsável por direcionar sua aptidão sexual. Cada um tem a sua aptidão, como qualquer afinidade que você tenha para fazer qualquer coisa.
Quando o exu especula o médium, ele também especula o consulente, o que estiver escondido. E o que esta levando ele ao que está escondido.
E isso também acontece quando o exu incorpora no médium, e a primeira coisa que ele pede é uma capa, uma cartola, etc. Até onde é o que ele aprendeu com o dirigente, e o que foi especulado do médium, que tem a ver com um fetiche nosso achar que aquele que estiver mais paramentado, é o cara que tem mais poder de realização. Não que o exu não use o tridente ou uma capa como ferramenta, o que eu quero deixar claro é tentar entender porque ele quer essa capa. E isso não é ser mal educado, é esclarecimento. Então, se houver a necessidade, não tem problema nenhum, tem que ter um fundamento.
O que é exu guardião?
Você tem uma estrutura que alicerça, e na sua coroa, você tem todos os seus exus, as suas pombas giras, seus exus mirins. Você tem uma estrutura que alinha e alicerça esses espíritos humanizados, que é o exu guardião, para toda a estrutura da esquerda. É um espírito humanizado, assentado do lado esquerdo do orixá, te acompanha e mais milhares de encarnados.
Exu de trabalho
Exu de trabalho é o que dá passe. É o cara que aparece nas festas, que trabalha com você, chamado “arroz de festa”.
Eu tenho alguns exus que me acompanham, mas tem um que vem mais. Um exemplo que estou atendendo com ele (Tranca ruas)e o consulente está com um problema físico. Existe uma casta de exus que trabalham com a cura da parte física que são os curadores, que eu também tenho. Eu não vou desincorporar para vir o curador, mas o Tranca Ruas, vai pedir para o curador acompanhar o atendimento. Porque o ectoplasma humano já está sendo utilizado.
O seu exu de trabalho é ligado ao seu orixá junto. Se você tem um tiriri e um marabô, você só pode ter um porque você só tem um orixá juntó.
O teu exu de trabalho é aquele que mais te ama e mais te odeia. E isso acontece porque ele é ligado espiritualmente com você e se tudo que você fizer nesta der errado, toda a sua estrutura da direita e da esquerda, se afasta, ficando só o seu exu de trabalho, indo para o buraco junto com você.
Exu Natural
O exu natural é aquele que não é humanizado, não aparelha na Umbanda, porque tem outra função. É ligado ao teu orixá de frente.

DECIMA AULA

RESUMO DECIMA AULA
OBÁ
Oferenda de Obá
Aonde? Na mata.
No mato, primeiro oferendamos o exu guardião daquele ponto de força, pedindo permissão para entrar nos domínios de Obá e executar essa oferenda.
Exemplo de exu de Obá: sete raízes, exu treme terra, exu da terra, etc.
Material para exu: um pedaço de carne bovina; 7 velas pretas, 7 velas vermelhas;
Para a carne, você vai cavar um pouco a terra e colocando-a dentro, enterrando-a. depois de cobrir a carne, coloca as velas intercalando as cores em cima.
Não esquecendo de tirar tudo depois.
A carne simboliza o ser humano, e além disso, o exu domina o axé vermelho, que é simbolizado pelo sangue dessa carne. Assentamento de exu tem carne. Tem uma Umbanda mais antiga que é fundamentada no corte dos animais. E a Umbanda mais recente, aboliu o corte. Só que em alguns momentos há a necessidade desse axé vermelho. Ou você usa a carne do mercado, usando aquele sangue, ou se usa azeite de dendê, que é um elemento vegetal mas que possui axé vermelho.
E enterrar porque é o domínio dele desse exu de Obá.
Mesmo que você vá oferendar um caboclo, você sempre oferenda um exu antes.
Obá: fazer em uma clareira na mata.
Material: um coco verde aberto em cima, uma garrafa de vinho licoroso tinto, um copo com água e hortelã macerado, um pote de mel, um maço de flores do campo, 7 velas brancas, 7 velas verdes (escuro), 7 velas magentas, 2 taças de vidro ou cabaças, um pano magenta 50 x 1,00m (morim);
Montagem: pano embaixo de tudo, no meio dele, vai estar furado, encaixando o coco de uma forma que fique metade pra dentro e metade pra fora da terra. Depois, uma cabaça de cada lado; as velas intercaladas em volta; as flores precisam ficar em cima do pano do jeito que ficar mais harmonioso; numa das cabaças, a água com hortelã, e na outra o vinho;
Se ajoelha, pede concentração, pede para que o mistério te dar alicerce, de concentração , de amparo. É interessante pedir também, o perfil aguerrido de Obá, para que você se concentre mas não perca o seu vigor de luta.
Tem alguns orixás, que no culto de nação e que na Umbanda e dentro do panteão eles não tem os nomes utilizados no culto de nação. Ewa, Ossanha, ossain, etc. Nós não cantamos para eles mas entendemos que essas energias existem. As manifestações deles geralmente se dão quando se aparelha Oxossi, a Umbanda entende como qualidade de Oxossi. Nós não temos os orixás cruzados? Um Oxalá com qualidade de Oxossi, um Oxossi com qualidade de Oxum e assim por diante. Entendemos que Ossain, Ewa e Ossanha se encaixam nessa estrutura.
Tudo se encaixa no Panteão dos quatorze, e então você começa a procurar qualidades que se encaixam nessa estrutura. A Umbanda é uma religião nova e esses quatorze orixás estão alicerçando neste momento. Não sabemos com quantos estaremos daqui a cem anos.
Amassi de Obá
Água de rio; pétala de rosa branca, folhas de alecrim, maceradas e curtidas por 24 horas na geladeira.

NONA AULA

RESUMO NONA AULA
OXOSSI
Amaci de Oxóssi: água de fonte, guiné macerado curtida por três dias na geladeira.

OBÁ
Oba significa RAINHA
Trono Divino do Conhecimento
Energia concentradora;
Cor: magenta ou marrom terroso;
Pedra: madeira fossilizada;
Saudação: Akiroba-yê! (Eu saúdo a Sra. Do conhecimento)
Sincretismo: Joana D’arc/ Minerva (faceta militar, aguerrida)
Ponto de força: matas, mas um pouco abaixo da terra;
Existem atualmente poucas filhas de Obá, porque quando se cultuava Minerva, muitas pessoas foram sacrificadas.
Fazendo uma analogia, Oxossi seria a árvore e Obá, a raiz dando a sustentação de conhecimento por ser concentradora.
Quando se exacerba a estrutura de conhecimento, alinhe-se com Obá, porque você não obtém conhecimento sem concentração.
Exemplos de caboclos de exus de Obá: Terra Roxa, Terra Preta, Treme terra, Sete Raízes;
Quando te falta a “qualidade”, você acende para o Orixá Cósmico. Se, por exemplo, você não consegue entrar na vibração do conhecimento, você acende para Obá.
Se você tem essa qualidade, mas precisa expandi-la, acende para o caboclo.
Quando você está concentrado demais na qualidade, você pede para o exu absorver, chegando a um ponto de equilíbrio.

OITAVA AULA

RESUMO OITAVA AULA
saudação dos erês: Oni bejada! Que significa Salve os irmãos do altar!
INCORPORAÇÃO
Vamos pensar em uma estrutura física, e depois o mental. E o nosso campo é uma estrutura totalmente elétrica, que faz todo o resto da estrutura funcionar, isso é um fenômeno físico. E nós como umbandistas, acreditamos que há uma essência divina acoplada nessa estrutura. Que somos uma estrutura milenar que com a encarnação ficamos com a memória decantada para que você seja quem você realmente é, a chance de renovar. É muito mais do que isso. Nós temos sete corpos mentais que ficam como “cebolas” envolvendo o nosso corpo. Algumas religiões antigas nomeiam alguns pontos de acesso para esses corpos mentais, que são os chacras. Qual a diferença de nós que estamos encarnados para o espírito que acopla na gente? O que nós temos que ele não tem? A matéria, o resto tem tudo, tendo também os chacras que acessam os nossos chacras. A aparelhagem nada mais é o seguinte: os nossos chacras vibram numa certa freqüência, e o espírito também. O fenômeno de aparelhar é o fenômeno físico dos chacras de ambos vibrarem na mesma freqüência. E quanto mais próximo dessa freqüência se dá essa freqüência.
CONSCIENCIA X INCONSCIENCIA
O ato de você pensar ou fazer uma ação na incorporação, é sutil, não é agressivo. O ato de incorporar é sutil. Por isso que se julga muito a consciência ou inconsciência, que eu acredito que aconteça da seguinte forma: inconsciência não existe, mas o que existe é que em alguns momentos você não tem relação ou lembrança do fato ocorrido. Mas a máquina física está funcionando, você não desmaiou, porque isso sim é inconsciência. O teu metabolismo pode ser até alterado, há troca de energia, você sente calor, sua ou sente frio, mas não existe o fato de você ter tido um desmaio. Você pode depois de três segundos esquecer a informação, mas você tem a visão periférica, que em alguns momentos se estreita, e depois se abre novamente.
Nós temos um norte apontado para a inconsciência como meta. A pessoa que esta no inicio desse processo da lida com os espíritos tem isso como meta. Acha que vai ter o apagão e isso não vai acontecer.
Vocês têm que ter a noção de que essa inconsciência não vai acontecer. E se acontecer algum dia, não vai ser como um desmaio. É literalmente uma falta de lembrança ou uma falta de coordenação.
O teu mental controla de forma ativa a sua fala, a sua respiração, etc. De forma passiva, ela controla o funcionamento dos seus rins, porque você não tem o controle sobre isso. Em algum momento, sob pressão, você tem lapsos de memória. Pode ser que em algum momento, na incorporação, você tenha esse mesmo mecanismo do seu mental te proteger. E que isso também não é inconsciência, mas falta de lembrança. O espírito de vocês não vai flutuar ou deitar em um jardim enquanto o pau ta comendo...
O ato de você emparelhar é como musculação, quanto mais você pratica, mais o teu corpo fica apto a desenvolver a atividade física.
Incorporar não é fetiche. Você está incorporando para que? Dar a consulta para um terceiro é o menor problema. Ser espiritualista não é saber lidar com o espírito, mas saber lidar com o seu próprio espírito. O ato de aparelhar, trocar informação, faz de você um ser humano melhor. Precisa ter sentido. Por isso que eu discuto muito a inconsciência. Você precisa melhorar.

OXOSSI
Significa oxo= caçador si= norte (caçador do norte ou caçador noturno).
O que é Oxossi? Ele esta ligado ao Trono do Conhecimento. E essa palavra é difícil você sincretizar como qualidade de Deus. Então como você consegue trazer como qualidade de Deus, o conhecimento? O que o conhecimento faz quando você o entende como qualidade? Isso é Oxossi. Quando se expande conhecimento no ambiente, o que ele é capaz de fazer conosco?
E experiência é o músculo que leva ao conhecimento. Você tem que passar por experiências boas e ruins em qualquer sentido da vida. Começamos como forma experimental. Você participar do experimento é fundamental para você conhecer Oxossi.
Quando você detém um assunto, seja ele qual for, o que acontece com você? Você se expandiu com ser humano. O que você vai fazer com isso, é o ato. O conhecimento no sentido de ser o expansor. Quando há a energia de Oxossi no ambiente, ele começa a expandir o seu mental, o seu campo mediúnico. Ele te deixa apto a ter o conhecimento.
Sincretismo: São Sebastião;
Ponto de força: mata;
Pedra: quartzo verde;
Vela verde;
Saudação: Oke Oxossi!, ou Oke Aro! (dê o seu grito, dê o seu brado!);
Oferenda
Uma moranga aberta
7 espigas de milho
Um pote de mel
7 velas verdes
1 garrafa de licor de menta
Um pacote de cravo da índia
O mel e o cravo dentro da moranga. Tira todas as sementes; com copo de plástico, depois de 20 minutos você tira. Você pode pegar ao invés do copo, maracujás cortados servindo como recipientes. Pode ser coco também.
Vai até a mata, oferenda a Oxossi, pede e fica por 20 minutos.
Pede o que para Oxossi? A energia vai ser expandida, a espiritualidade usa todo o ectoplasma de toda a oferenda, faz a parte dela no astral, começando a espelhar isso no seu campo espiritual e mental para que algumas falhas e necessidades para você alcançar a qualidade de Oxossi que você não esta conseguindo. Pede o que falta. Expanda o meu mental para conseguir o que me falta. Emprego, amor, dinheiro...ou para que ele expanda meu mental para que eu entenda que não é para eu ter aquilo. É importante que Oxossi expanda o seu mental e traga discernimento.
Caboclo
A primeira regência de caboclo é Oxossi. O caboclo é um espírito humanizado, o mestiço que é a mistura do branco com o índio. A partir daí você começa a montar o sincretismo do que o espírito é capaz de fazer. É um espírito que foi moldado de varias vertentes. Já existe o simbolismo a partir desse nome. Como falamos que a Umbanda homenageou castas da sociedade como os boiadeiros, marinheiros, caboclos, pretos velhos. O caboclo é um nome que o Zelio Fernandino de Moraes não inventou. Antes do caboclo das 7 encruzilhadas chegar ao centro Kardecista e se manifestar, existem relatos que na mesa de catimbó e na mesa da jurema, já existiam essas estruturas com esse nome de caboclo. Como tem um nome que tem a ver com a mistura de raças, ele também vem de varias culturas. O Zelio verteu essa estrutura para a figura do índio porque na sociedade os índios que não tinham contato com as outras linhas, e que eram a cultura mais cristã que habitou este planeta.
Quando o Zelio incorporou o caboclo das 7 encruzilhadas, ele tinha 17 anos. Tinha um vidente que teve contato com essa estrutura espiritual e ele viu um monge franciscano, não vendo um índio. Ele é denominado caboclo pelo mistério que ele se afinou. Alguém que na vida tinha o estereótipo expansor, e quando morreu teve a chance de se afinar ao mistério caboclo. Chega uma hora que ele começa a aprender com os caboclos, até em salas de aula, aprendendo a ser uma entidade umbandista, ensinar a manipular o ectoplasma.
A segunda regência de um caboclo pode ser qualquer um dos quatorze orixás. Quando o ser se afinou ao mistério caboclo, ele começa a se afinar a uma potencia, que pode ser um caboclo 7 cruzes, o caboclo flecheiro, etc. Esses nomes indicam o orixá na sua segunda regência. Por exemplo, o caboclo pena branca: pena significa escrita da idade média, e o branco que remete a Oxalá, sendo um ser especialista no campo da fé.
Existem esses nomes indígenas que são o caboclo, o cacique e o pajé. O pajé no sentido mais curandeiro, ligado a ancião, Obaluaye e Nanã. E o cacique está ligado ao maioral, que é o Oxalá.

SETIMA AULA

RESUMO SETIMA AULA
OXUMARE
Amassi
Água de cachoeira
Pétalas de flores variadas
Folhas de louro
Curtidas por três dias na geladeira
Fazer em casa. Colocar em uma bacia. Dez minutos antes coloque sete velas coloridas ao redor da bacia. Antes disso, você se ajoelha à frente da bacia e reza. Para que magnetize esse amaci, para que trague as qualidades e depois você espera uns dez minutos para a vela queimar um pouco, coloca na cabeça, cobre a cabeça. Deixar uns quinze minutos e depois lava a cabeça. Se quiser dar passagem para Oxumare.
Oferenda
Uma vela branca/ uma vela azul clara/ uma vela verde/ uma vela dourada/ uma vela vermelha/ uma vela roxa/ uma vela rosa/ uma vela marrom ( a sequência não importa)
Um melão aberto
Uma champagne rose
Maços de flor do campo e intercalando entre as velas.
A vela branca fica no meio
A champagne e circunda o espaço (abrindo um espaço magistico), e delimitou o espaço da sua oferenda. O restante da bebida, você pode colocar dentro do melão (que virou um compartimento).
Ponto de força: cachoeira
Quando oferendar essa estrutura? Quando precisamos renovar alguma coisa dentro de nós. E estamos precisando de um acesso humano para fazer isso. Tanto caboclo como exu são seres que passaram pelo processo reencarnatório. Conhecem bem a nossa realidade.
Quando a vida está fora de ritmo, de cadência, quando você não consegue acertar mais nada, eu faria uma oferenda para um caboclo cascavel para ele expandir dentro de você, o poder assertivo, colocar ritmo na sua vida, ajudar na sua renovação.
Quando você esta só errando, o teu ritmo está desenfreado e você se sente lesionado, oferenda para exu cascavel.

Oxumare é uma potência, uma qualidade de Deus. Um Orixá assentado no Trono do Amor, no pólo negativo, que divide com Oxum. Abaixo dessa estrutura, tem uma serie de seres naturais, e um deles são os erês, que carregam as qualidades de Oxumare e as crianças as suas características secundarias, regida pelos outros quatorze orixás. Então você tem criança de fogo, de água, de ar, de terra, que são as qualidades dos outros orixás. Por exemplo, um erê que possui a qualidade de Xangô, tendo portanto, uma qualidade renovadora de Oxumare cruzada com uma estrutura ígnea ou acalentadora e equilibradora. E é uma estrutura natural que não passou pelos vícios da carne, que é capaz de te equilibrar na sua renovação. Por isso que utilizamos mal esses espíritos, porque os tratamos como crianças que só servem para fazer festa. E você só vê bagunça, e festa.
Tua família espiritual contem os naturais, composta pelos caboclos, boiadeiros, baianos, possuem os seus seres naturais, se apresentam como exu mirins, pomba giras mirins, e erês meninos e meninas.
Geralmente você deve trazer para um trabalho com crianças, os doces que você mais gosta.
Velas: rosa ou azul clara.
A incorporação de criança para o médium vai acessar o que? O caboclo de Oxumare também renova. Qualquer caboclo com nome de cobra tem esse caráter de Oxumare, de renovar, trocar de pele.
Por que a criança vai incorporar em você? Ele vai te interiorizar e acessar as chaves dentro de você. Que chave? Vai renovar o que?
Erê que são meninos e meninas e tem o outro lado que são os exus mirins e pombagiras mirins.
Com relação aos mirins, eles pegam a nossa fase infantil. Os da esquerda tratam e esgotam os seus traumas. E os erês renovam e expandem as suas características. Não funciona só um lado. Porque as vezes um trauma antigo, se não for esgotado, você não consegue renovar e vice versa, se você não renova, você não consegue esgotar. O astral é muito complexo, funcionando sempre muito bem casadinho. Na outra aula, fizemos a oferenda para o exu mirim e foi de propósito, para que vocês começassem a esgotar algumas coisas dentro de você. E agora com os erês, iremos renovar o que tiver que ser renovado.
Os naturais também expandem o seu corpo mediúnico. Principalmente os erês. Se ele está te renovando por completo, porque você não tem muita escolha do que você quer que ele te renove. Ele vai te renovando porque ele é um outro ser. Você abriu a oportunidade.

SEXTA AULA

RESUMO SEXTA AULA
OXUMARE
É Oxumarê ou Oxumaré? É melhor chamar de Oxumarê para não confundir com Exu maré.
É um Orixá cósmico que faz parte com Oxum no Trono do Amor.
QUALIDADES: Renovação, renova a sua estrutura de amor, cadenciador (dá o ritmo).
Existem lendas nagô-yorubá que diz que Oxumare é seis meses homem e seis meses mulher.
Oxumare tem na Umbanda um animal de poder bem focado, que é a serpente dando sentido da renovação, porque a serpente se renova, troca a pele. Tudo o que vocês escutarem com nome de serpente, estão ligados à Oxumare.
Se você estiver errando muito, pede para te acertar. Por isso que ele está ligado ao Amor. E um dos sentidos que mais devemos trabalhar é o sentido de amor-próprio. Se você não tem amor-próprio, você não consegue amar nada.
Saudação: arrobo boi (salve o senhor das águas cristalinas!)
Sincretismo: São Bartolomeu
Oxumare é bem interessante para a cura já que ele é um processo renovador. Em religiões antigas havia o simbolismo da serpente para os curadores.
Pedra: fluorita.
Ponto de força: cachoeira
Cor de vela: azul clara, verde e amarela, vela colorida;
Os erês da Umbada estão ligados à Oxumare, que cuida dos erês. Por causa da renovação. Quando você volta a ser criança, você está se renovando.
Erê é um ser natural. São seres milenares. Não são crianças.
Se eles renovam do lado de lá, o que não podem fazer aqui. Mas muitas casas não dão consulta com erê, acho isso errado porque eles têm muito a nos ensinar.

QUINTA AULA

RESUMO QUINTA AULA
OXUM
Orixá é responsável por emanar as qualidades de Deus e assentado no trono do Amor. Mas o que é esse Amor de Oxum? É no sentido congregador, sentido aonde não há divisão. E isso não tem a ver com o que os humanos sentem um pelo outro, é uma divindade. E pensar: Em que momento eu tenho a falência de amor? Amor pelo meu trabalho, amor pelo o que eu fatço, amor por mim...e o que é a falta de amor? Eu não estou conseguindo congregar comigo mesmo. Para que eu vibre amor no ambiente, eu tenho que congregar comigo, sentir amor próprio.
Verbo: agregador; aperfeiçoador; ajustador(congregar com o ambiente); Oxalá te molda e Oxum te ajusta;
Resposta: ora ye e o (Olhai por nós mãezinha)
Ponto de força: cachoeira
Cor: amarela, dourada, rosa
Oxum é mãe do ouro, e que o maior sentimento que alguém pode sentir é amor, então o amor é ouro.
Pedra: quartzo rosa; ametista; ouro de touro (pirita)
Oferenda:
7 maçãs vermelhas; 7 velas rosas; um punhado de morango; 7 rosas amarelas; um pote de mel (joga em cima das frutas);
Fogo elemento ígneo para purificação; os morangos (formato de coração); maçã (estrutura vegetal); mel (estrutura animal, congregação); rosas (elemento vegetal, geralmente usadas nas oferendas femininas);
O que é principal para pedir para Oxum: amor próprio;
Não há problema em fazem em casa. A cachoeira é ponto natural de acesso à força de Oxum. Então, você estar no ponto de força da Oxum, você vai estar congregando na força por completo.
Sincretismo: com a Nossa Senhora da Aparecida, e Nossa Senhora da Conceição.
Dentro da estrutura de Oxum, temos a estrutura humanizada que são os caboclos e os exus. Os nomes possíveis são: exu veludo, por ser um tecido caro se remete à Oxum. Quando os exus começaram a aparecer na Umbanda eles remetiam muito ao final da Idade Medieval, com o uso de cartola e capa, que eram burgueses. Uma capa de veludo era para uma casta muito rica; exu do ouro; pomba gira da cachoeira; caboclo cachoeira; caboclo do ouro;
Na oferenda, se você tem afinidade com essa força, leve uma guia rosa, um cristal e depois leva para casa, põe no carro, ou consagrar uma imagem. Vinte minutos é o suficiente.
Foi difícil para eu entender o que é esse amor de Oxum, porque nivelamos para sentimento humano. Amor não é só afeto por uma pessoa.
Os caboclos entram para expandir essa qualidade de Oxum, e o exu entra para absorver o excesso de amor ou o amor deturpado, para que o amor não vire fanatismo, para aquela pessoa que acha que ter ciúme é ter amor, ou ter paixão.
A paixão remete a dor. Paixão não é amor porque divide, e amor só soma.
Nós temos tanto amor dentro da gente que a gente dá esse amor, e se a pessoa não dá esse amor pra nós, ficamos chateados. No amor, você ama sem precisar do retorno.
Amaci de Oxum
Água de cachoeira; pétalas de rosas brancas curtidas por 3 dias na geladeira;
Existe Deus (que chamamos de Olorum), existem as sete qualidades dele, repartida em dois pólos que dá o panteão dos quatorze Orixás, e eles vibram no ambiente o tempo todo. Quando você joga o amaci na sua cabeça, você ta regulando a freqüência de Oxum para que vibre a qualidade de Oxum em você. Isso não interfere na estrutura de pai e mãe de cabeça, ou a de ancestre.

QUARTA AULA

RESUMO QUARTA AULA
AMACI
O amaci pode ser usado para banho, batizado, várias coisas. No amaci você lava apenas sua coroa. Porque no chacra coronário você tem uma das principais conexões com as estruturas espirituais, e com o plano astral.
O amaci é um banho com um preparo ritualístico, onde você banha a sua coroa. Em casas antigas, falam que o amaci se não é for bem manipulado, será prejudicial ao médium. Por exemplo, um filho de Ogum não pode receber um amaci de Oxalá, porque acontece o que eles chamam de Quizila, que é uma energia que dá contraponto a energia que você já tem. Nós desta casa não acreditamos nisso, nós acreditamos que os orixás são qualidades de Deus, e que sempre trazem benfeitorias para nós. Independente do seu orixá ancestre, de frente ou junto, você pode tomar banho, receber amaci, aplicar amaci de qualquer orixá. Você apenas está se conectando com as qualidades do orixá. O amaci é feito com ervas que remetem a tal orixá, a um preparo feito pelas mãos do médium ou pela mão do pai de santo. Essas ervas são maceradas e utilizadas de forma ritualística na coroa do médium.
O amaci tem um foco de se conectar com a força. Para nós, participar de uma gira que se pratica o amaci, não importa aonde, você pode fazer na sua casa, você esta se conectando com a força. É uma ferramenta ritualística a mais que nós médiuns temos. É um complemento de uma oferenda. Mas esta além de acessar a força ela trabalha algo especifico em você. Com intuito de esgotar, expandir. Aqui, acreditamos que todos podem fazer o amaci, e aplicar o amaci. Porque a umbanda não é dogmática. E o amaci preparado por um dirigente espiritual, por um médium é mão de homem, homem preparando homem. Pode ser em um ponto de força, numa gira ou em casa.
Não há diferença de uma consagração do amaci feita por um médium ou por um pai de santo. Ele tem mais experiência e mais informação. Mas é homem, não é santo.
DIFERENÇA ENTRE AMACI E BANHO DE ERVAS
O banho tem um intuito de limpeza, equilíbrio com a força. Se eu estou sem amor próprio, então tomo banho de Oxum para que ela desperte em mim o meu amor próprio. Fazer um amaci de Oxum você estará se conectando no trono do amor, para que você tenha essas qualidades refletidas no seu campo. Não acredito que o amaci seja mais abrangente. O banho você trata alguma falência que você tem naquele momento. O amaci não tem o intuito de tratar uma falência, mas de te conectar a força. Isto herdamos da Igreja Católica, porque o batizado é um amaci com água, mas com outro intuito.
BANHO
O banho de ervas é do pescoço para baixo?
A Umbanda é uma religião 100% brasileira, mas o banho e acesso ao orixá vem dos africanos. Imagina um africano de origem nagô yorubá há 300 anos atrás, que desemboca em salvador. Ele vê uma mata atlântica e não conhece a flora daqui. Como eles não conheciam a nossa flora e começaram a fazer experimentação, eles se intoxicavam (mucosa da região da cabeça). Então começaram a tomar banho do pescoço para baixo para não ter mais intoxicação.
Religião tem que ser 100% confortável. Depois que você tomar o seu banho higiênico, joga as ervas em você, espera dois minutos e se enxuga e se veste. O banho não é para o corpo físico. É para o seu corpo astral e espiritual. Na hora que você consagrou as ervas e se banhou com elas, é o suficiente para ela interagir.
AMACI DE OXALÁ
Água de fonte
Pétalas de rosas brancas (um punho)
Folhas de manjerona
Maceradas e curtidas por 24h
Pega as folhas da manjerona, as pétalas da rosa, Poe num copo, bacia ou panela e macera. Pode ser com as mãos ou com um pilão. Macera sem água. Vira uma pasta. Coloca dentro da água e deixa curtir por 24h na geladeira para não cheirar. Quando for fazer, tira da geladeira para ficar na temperatura ambiente, coloca aonde você reza, acende uma vela branca, e reza. Se você quiser dar passagem para o Orixá para que ele termine de magnetizar essa estrutura. Se ajoelha, coloca um anteparo, pega com uma concha ou um recipiente e joga na sua coroa. Depois que jogou a água, pega um pouco desse antepasto que você, coloca na sua coroa, e cobre deixa por 10 minutos. Depois toma banho.
Fazer o amaci a cada 6 meses ou 1 ano.
QUARTINHA
A quartinha no ritual de Umbanda, simula o teu corpo astral. Então, quando você faz uma firmeza para Oxalá, você usa uma quartinha e coloca varias coisas ali dentro, chá, água, cabelo, etc. Isto simboliza o teu corpo espiritual que está sendo guardado. Você guardar o amaci dentro dessa estrutura é a mesma coisa. É um ritual, é facultativo.
LINHAS
Você tem um exu que vibra na estrutura de Oxalá, caboclo na estrutura de Oxalá, marinheiro, boiadeiro, baiano, etc.
O primeiro nome que o guia dá, aponta para a principal força que ele vibra, não que ele só represente essa força, mas é a que ele tem mais afinidade. Isso quer dizer que ele é um espírito desencarnado, está como trabalhador astral, e reflete as qualidade de tal Orixá para realizar o trabalho.
Caboclo na força de Oxalá? Pena Branca, flecha branca, águia branca.
Tudo o que é “sete” vibra na força de Oxalá também. O seu Sete Porteiras vibra na força de Oxalá e vibra na força de Obaluayê.
Exu Lúcifer.
Nomes que representam Sol; Todos os Zés;
PARA QUEM OFERENDAR

Quando fazer uma oferenda para Oxalá, para o pena branca ou para Lúcifer? Quando você acessa a força de um Orixá e quando você acessa a força de um espírito humanizado?
Exemplo: estou desempregado. Você pode fazer por intuição, ou vocês oferenda é igual remédio. Você sabendo o que você tem, fica mais fácil de tratar.sabem que vocês são responsáveis por tudo o que acontece na vida de vocês. Estar desempregado é 100% da responsabilidade de cada um. Então, você sabe qual é a sua falência e porque você está desempregado. Então, trate da sua falência. Por que não usar um exu para esgotar o meu ego? Ou um caboclo para que ele expanda meu mental para conseguir entender que essa é uma falência primaria, que eu não preciso de religião, mas de um psicólogo. Ou então para Oxalá para que ele dê molde e juízo a minha cabeça. Então, traga para você o problema. A gente acredita que oferenda é igual remédio. Você sabendo o que você tem, fica mais fácil de tratar.

Oyá – Pólo Negativo do Trono da Fé
Em um culto de nação, Oyá é uma qualidade de Iansã do tempo. Rubens Saraceni, quando montou o panteão, colocou que existia esse Orixá não nomeado no pólo esquerdo do trono da fé. Ele nominou de Oyá. Aqui na Umbanda, Oyá não é uma qualidade de Iansã. É uma estrutura assentada ao pólo negativo do pólo da fé. Em alguns momentos, Rubens chama essa estrutura de Logunã.
Oyá é um Orixá Cósmico.
Você tem a estrutura de Oxalá vibrando o tempo todo no ambiente, e você funcionando como uma antena, começa a captar essa energia. Quando você não consegue mais acessar a força de Oxalá, você começa a ser influenciado por Oyá, para que você volte à vibração de Oxalá. Essa é a grande diferença de Orixá Universal de Orixá Cósmico.
Oyá também é atemporal; cristalizadora; desmagnetizadora;
Atemporal: sentido de tempo cronológico, não climático. É interessante acessar a força de Oyá para traumas passados. Se remete ao passado, sua passagem, outras encarnações.
Às vezes você não consegue emprego, porque você tem um trauma de infância, porque o seu pai falou que você era um tonto, que você não fazia nada direito. E isso ficou no seu subconsciente. E toda vez que você fala com um adulto, você vê o seu pai te xingando. Acende uma vela para Oyá, ela vai voltar no tempo e vai desmagnetizar o seu mental , vai cristalizar todo esse fato, para que você fique bem e consiga um emprego.
Para casos de amores do passado, é bem interessante também acender uma vela para Oyá. Pode ser um exu do tempo também.
Pedra: quartzo fumê;
Cor: fumê; branca ou preta;
Oferenda para Oyá:
Um copo com água (de chuva de preferência); água no sentido de condutor universal, gerar;
7 velas brancas; fogo como purificação, acalento;
7 velas pretas;
7 maços de alecrim; campo vegetal no campo de Oyá.
Se você tem qualquer objeto, você pode magnetizá-lo na oferenda que você vai fazer. Deixe por 20 minutos.
Sincretismo: Santa Clara (ser que encarnou), há o sincretismo pela semelhança de qualidades.
Ponto de força: os mesmos de Oxalá;
Estruturas humanas que refletem a qualidade de Oyá: caboclo do tempo, exu do tempo, caboclo da campina, exu da campina.
Uma outra casta de espíritos que tem a casta de Oyá, sem ser exu e caboclo. Boiadeiro.
Fazendo uma analogia, a Umbanda homenageou castas da sociedade. Boiadeiro conduz a boiada, pega o boi desgarrado e traz pro rebanho, conduz. Ele possui alguns elementos magísticos, como o chicote, o jibão. Andando nos campos e nas campinas. Também é atemporal. Também é bom para descarrego de terreiro, magia pesada. Ele consegue se deslocar no tempo, resolve e volta. É um ser de transição, da esquerda para a direita.